Estes capítulos descrevem como a terra prometida seria dividida entre as 12 tribos de Israel. Os princípios gerais da distribuição haviam sido dados a Moisés pelo SENHOR, e se acham relatados no livro de Números, capítulos 22 a 36.
O SENHOR havia dado vitória ao povo de Israel sobre os habitantes das cidades de Jericó e Ai, e sobre os cananeus ao norte e ao sul que fizeram guerra contra eles, tendo assim conquistado a parte central da terra prometida, sob a liderança de Josué. Aparentemente a nação de Israel estava indo bem, apenas duas falhas tendo sido registradas através de todas as suas conquistas - uma em Ai por causa do pecado de Acã (capítulo 7) e outra quando se deixaram enganar pelos gibeonitas (capítulo 9).
Josué cumpria fielmente a tarefa de que fora incumbido, mas não viveria o suficiente para ver Israel ocupar toda a terra que o SENHOR lhe havia prometido (efetivamente isso nunca chegou a acontecer até agora, e só se cumprirá no reino milenar de Cristo), pois ele estava agora se aproximando dos cem anos de idade.
Isto nos lembra que nunca devemos imaginar que já aprendemos tudo o que devemos saber e que já completamos toda a tarefa que Deus nos designou para fazer, antes de sermos chamados por Ele à Sua presença (Filipenses 3:12). O servo de Deus, que é todo o crente em Cristo, nunca se aposenta. O SENHOR ainda tinha trabalho para Josué: sua idade em si não o tornava incompetente. Em nossos dias dá-se muito valor ao vigor da juventude, e os mais velhos são marginalizados. Mas são os mais velhos que possuem a sabedoria gerada pela experiência.
O SENHOR havia mandado Josué fazer o povo herdar a terra (capítulo 1:6): subjugá-la e distribuí-la. Era agora a ocasião para Josué distribuir toda a terra, mesmo as partes ainda não conquistadas. Pela fé, o povo deveria conquistar o que faltava, pois o SENHOR prometia lançar de diante deles todos os seus habitantes (versículo 6).
Como os israelitas tinham que continuar a conquista depois da morte de Josué, também nós devemos, pela fé, vencer nossas batalhas (1 João 5:4) contra a carne, o mundo e as forças espirituais do mal. Nosso Salvador venceu para nós a maior batalha, ganhando-nos a vida eterna mediante a sua morte por nós (1 Coríntios 15:54-57), mas devemos agora lutar para obter o nosso galardão (1 Coríntios 9:24,25).
A história dos israelitas ensina que eles falharam em sua conquista porque deixaram de eliminar completamente os habitantes de Canaã. A presença dos que ficaram na terra tornou-se um foco de infecção e impurezas, perturbando seriamente a paz interna no país. É um perigo que também corremos, se não eliminarmos o pecado completamente das nossas vidas, e que poderá ter conseqüências desastrosas para nossa vida espiritual.
Em linhas gerais, a distribuição foi feita da seguinte forma:
A tribo de Levi não recebeu um território como herança, como as demais tribos. Sua função era o serviço de Deus no templo, e a instrução do povo na lei de Deus. Cada tribo lhes deu cidades para morar em proporção com o seu próprio território, e pastagens em volta para os seus animais (capítulo 13:14, e capítulo 21). Recebeu ao todo 48 cidades.
As tribos de Rúbem e Gade, bem como metade da tribo de Manassés já haviam recebido de Moisés seu território ao oriente do rio Jordão (Números 32).
As tribos de Judá, Efraim e a outra metade da tribo de Manassés receberam o território que lhes havia sido concedido por Jacó como herança, 450 anos antes (Gênesis 48:22, Josué 15 a 17).
Os territórios das tribos restantes foram determinados através de sorteio (capítulo 18).
O tipo de território que cada tribo deveria receber havia sido definido por Jacó, em função do caráter de seus filhos (Gênesis 49) e por Moisés (Deuteronômio 33). Essas descrições foram proféticas, pois coincidiram com as características dos territórios designados ou sorteados para cada tribo.
Calebe, o fiel espia que, com Josué, sobrevivera aos quarenta anos no deserto como prêmio pela sua fidelidade, também tinha o seu território já designado por Moisés como herança perpétua por causa da sua perseverança em seguir ao SENHOR seu Deus. Já com oitenta e cinco anos, mas ainda forte para o combate, ele reclamou para si e recebeu o monte Hebrom onde habitavam os gigantes enaquins em grandes e fortes cidades (que fizeram desesperar os outros espias). Um dia, também, teremos a nossa recompensa pela nossa perseverança em seguir ao nosso Senhor, nosso Deus. Esse vai ser o critério, não a nossa popularidade ou eminência neste mundo.
Calebe, homem fiel a Deus que era, tomou Hebron, onde havia gigantes, porque era o lugar que o SENHOR lhe havia determinado. Sua fé continuava inabalável, e sabia que o SENHOR cumpriria sua promessa de lhe dar a terra, afastando seus habitantes. E isto se cumpriu, ficando ele com uma das melhores partes do país (15:13-19).
Otniel, o sobrinho valente de Calebe, que se tornou seu genro como prêmio por tomar para ele a cidade Quiriate-Sefer, foi feito o primeiro juiz de Israel depois da morte de Josué (Juizes 3:9-11). Nessa posição ele desempenhou um papel importante na reforma de Israel ao afugentar um inimigo opressor e pacificar o país. Assim a fidelidade de Calebe continuou na segunda geração.
Os filhos de José (as tribos de Efraim e metade de Manassés), por outro lado, reclamaram que a sua herança era pequena em proporção às dos outros. Eles tinham recebido um território grande e fértil, mas ao invés de expulsar os habitantes de algumas cidades, eles permitiram que ficassem e os sujeitaram a trabalhos forçados e a tributos. Depois pediram mais terras. Josué respondeu que eles deviam desmatar parte das regiões montanhosas, não aproveitadas ainda, e expulsar os cananeus. Assim teriam o espaço que queriam. Muitas vezes queremos "esquecer" de obedecer a Deus em certas circunstâncias, ou porque achamos difícil, ou porque pensamos que seremos prejudicados de alguma forma. Não devemos esperar receber bênçãos abundantes de Deus se não estivermos dispostos a obedecê-lo em tudo.
Capítulo 13:
1 Era, porém, Josué já velho, entrado em dias; e disse-lhe o SENHOR: Já estás velho, entrado em dias; e ainda muitíssima terra ficou para possuir.
2 A terra que fica de resto é esta: todos os termos dos filisteus e toda a Gesur;
3 desde Sior, que está defronte do Egito, até ao termo de Ecrom, para o norte, que se conta ser dos cananeus; cinco príncipes dos filisteus: o de Gaza, o de Asdode, o de Asquelom, o de Gate e o de Ecrom; e os aveus,
4 desde o sul, também toda a terra dos cananeus e Meara, que é dos sidônios, até Afeca, ao termo dos amorreus;
5 como também a terra dos gebalitas e todo o Líbano, para o nascente do sol, desde Baal-Gade, ao pé do monte Hermom, até à entrada de Hamate;
6 todos os que habitam nas montanhas desde o Líbano até Misrefote-Maim, todos os sidônios; eu os lançarei de diante dos filhos de Israel; tão-somente faze que a terra caia a Israel em sorte por herança, como já to tenho mandado.
7 Reparte, pois, agora, esta terra por herança às nove tribos e à meia tribo de Manassés.
8 Com a outra meia tribo os rubenitas e os gaditas já receberam a sua herança, a qual lhes deu Moisés dalém do Jordão, para o oriente, como já lhes tinha dado Moisés, servo do SENHOR,
9 desde Aroer, que está à borda do ribeiro de Arnom, e a cidade que está no meio do vale, e toda a campina de Medeba até Dibom;
10 e todas as cidades de Seom, rei dos amorreus, que reinou em Hesbom, até ao termo dos filhos de Amom;
11 e Gileade, e o termo dos gesureus, e dos maacateus, e todo o monte Hermom, e toda a Basã até Salca;
12 todo o reino de Ogue, em Basã, que reinou em Astarote e em Edrei; este ficou do resto dos gigantes, que Moisés feriu e expeliu.
13 Porém os filhos de Israel não expeliram os gesureus, nem os maacateus; antes, Gesur e Maacate habitaram no meio de Israel até ao dia de hoje.
14 Tão-somente à tribo de Levi não deu herança; os sacrifícios queimados do SENHOR, Deus de Israel, são a sua herança, como já lhe tinha dito.
15 Assim, Moisés deu à tribo dos filhos de Rúben, conforme as suas famílias,
16 e foi o seu termo desde Aroer, que está à borda do ribeiro de Arnom, e a cidade que está no meio do vale e toda a campina até Medeba;
17 Hesbom e todas as suas cidades, que estão na campina; Dibom, e Bamote-Baal, e Bete-Baal-Meom;
18 e Jaza, e Quedemote, e Mefaate;
19 e Quiriataim, e Sibma, e Zerete-Saar, no monte do vale;
20 e Bete-Peor, e Asdote-Pisga, e Bete-Jesimote;
21 e todas as cidades da campina, e todo o reino de Seom, rei dos amorreus, que reinou em Hesbom, a quem Moisés feriu, como também aos príncipes de Midiã, e Evi, e Requém, e Zur, e Hur, e Reba, príncipes de Seom, moradores da terra.
22 Também os filhos de Israel mataram a fio de espada a Balaão, filho de Beor, o adivinho, como os mais que por eles foram mortos.
23 E foi o termo dos filhos de Rúben o Jordão e o seu termo; essa é a herança dos filhos de Rúben, segundo as suas famílias, com as cidades e as suas aldeias.
24 E deu Moisés à tribo de Gade, aos filhos de Gade, segundo as suas famílias,
25 e foi o seu termo Jazer, e todas as cidades de Gileade, e metade da terra dos filhos de Amom, até Aroer, que está defronte de Rabá;
26 e desde Hesbom até Ramate-Mispa e Betonim; e desde Maanaim até ao termo de Debir;
27 e, no vale, Bete-Harã, e Bete-Ninra, e Sucote, e Safom, que ficara do resto do reino de Seom, rei de Hesbom, mas o Jordão e o seu termo, até à extremidade do mar de Quinerete dalém do Jordão, para o oriente.
28 Essa é a herança dos filhos de Gade, segundo as suas famílias, com as cidades e as suas aldeias.
29 Deu também Moisés herança à meia tribo de Manassés, que ficou à meia tribo dos filhos de Manassés, segundo as suas famílias.
30 De maneira que o seu termo foi desde Maanaim, mais todo o Basã, todo o reino de Ogue, rei de Basã, e todas as aldeias de Jair, que estão em Basã, sessenta cidades;
31 e metade de Gileade, e Astarote, e Edrei, cidades do reino de Ogue, em Basã, foram dadas aos filhos de Maquir, filho de Manassés, a saber, à metade dos filhos de Maquir, segundo as suas famílias.
32 Isso é o que Moisés repartiu em herança nas campinas de Moabe, dalém do Jordão, de Jericó para o oriente.
33 Porém à tribo de Levi Moisés não deu herança; o SENHOR, Deus de Israel, é a sua herança, como já lhe tinha dito.
........
Capítulo 19:
1 E saiu a segunda sorte a Simeão, à tribo dos filhos de Simeão, segundo as suas famílias, e foi a sua herança no meio da herança dos filhos de Judá.
2 E tiveram na sua herança: Berseba, e Seba, e Molada,
3 e Hazar-Sual, e Balá, e Ezém,
4 e Eltolade, e Betul, e Horma,
5 e Ziclague, e Bete-Marcabote, e Hazar-Susa,
6 e Bete-Lebaote, e Saruém: treze cidades e as suas aldeias.
7 Aim, e Rimom, e Eter, e Asã: quatro cidades e as suas aldeias.
8 E todas as aldeias que havia em redor destas cidades, até Baalate-Ber, que é Ramá do Sul; esta era a herança da tribo dos filhos de Simeão, segundo as suas famílias.
9 A herança dos filhos de Simeão estava entre o quinhão dos de Judá, porquanto a herança dos filhos de Judá era demasiadamente grande para eles; pelo que os filhos de Simeão tiveram a sua herança no meio deles.
10 E saiu a terceira sorte aos filhos de Zebulom, segundo as suas famílias, e foi o termo da sua herança até Saride.
11 E subia o seu termo pelo ocidente a Marala, e chegava até Dabesete, e chegava também até ao ribeiro que está defronte de Jocneão.
12 E, de Saride, voltava para o oriente, para o nascente do sol, até ao termo de Quislote-Tabor, e saía a Daberate, e ia subindo a Jafia;
13 e, dali, passava pelo oriente, para o nascente, a Gate-Hefer, em Ete-Cazim, e saía a Rimom-Metoar, que é Neá;
14 e tornava este termo para o norte a Hanatom, e as suas saídas eram o vale de Ifta-El;
15 e Catate, e Naalal, e Sinrom, e Idala, e Belém: doze cidades e as suas aldeias.
16 Esta era a herança dos filhos de Zebulom, segundo as suas famílias; estas cidades e as suas aldeias.
17 A quarta sorte saiu a Issacar, aos filhos de Issacar, segundo as suas famílias.
18 E foi o seu termo Jezreel, e Quesulote, e Suném,
19 e Hafaraim, e Siom, e Anacarate,
20 e Rabite, e Quisião, e Ebes,
21 e Remete, e En-Ganim, e En-Hada, e Bete-Pasês.
22 E chegava este termo até Tabor, e Saazima, e Bete-Semes; e as saídas do seu termo estavam no Jordão: dezesseis cidades e as suas aldeias.
23 Esta era a herança da tribo dos filhos de Issacar, segundo as suas famílias; estas cidades e as suas aldeias.
24 E saiu a quinta sorte à tribo dos filhos de Aser, segundo as suas famílias.
25 E foi o seu termo Helcate, e Hali, e Béten, e Acsafe,
26 e Alameleque, e Amade, e Misal; e chegava ao Carmelo para o ocidente, e a Sior-Libnate;
27 e voltava do nascente do sol a Bete-Dagom, e chegava a Zebulom e ao vale de Ifta-El, ao norte de Bete-Emeque e de Neiel, e vinha sair a Cabul pela esquerda,
28 e Ebrom, e Reobe, e Hamom, e Caná, até à grande Sidom.
29 E voltava este termo a Ramá e até à forte cidade de Tiro; então, tornava este termo a Hosa, e as suas saídas estavam para o mar, desde o quinhão da terra até Aczibe;
30 e Umá, e Afeca, e Reobe: vinte e duas cidades e as suas aldeias.
31 Esta era a herança da tribo dos filhos de Aser, segundo as suas famílias; estas cidades e as suas aldeias.
32 E saiu a sexta sorte aos filhos de Naftali, para os filhos de Naftali segundo as suas famílias.
33 E foi o seu termo desde Helefe e desde Alom em Zaananim, e Adami-Nequebe, e Jabneel, até Lacum, e estavam as suas saídas no Jordão.
34 E voltava este termo pelo ocidente a Aznote-Tabor, e dali passava a Hucoque, e chegava a Zebulom para o sul, e chegava a Aser para o ocidente, e a Judá pelo Jordão, para o nascente do sol.
35 E eram as cidades-fortes: Zidim, e Zer, e Hamate, e Racate, e Quinerete,
36 e Adamá, e Ramá, e Hazor,
37 e Quedes, e Edrei, e En-Hazor,
38 e Irom, e Migdal-El, e Horém, e Bete-Anate, e Bete-Semes: dezenove cidades e as suas aldeias.
39 Esta era a herança da tribo dos filhos de Naftali, segundo as suas famílias; estas cidades e as suas aldeias.
40 A sétima sorte saiu à tribo dos filhos de Dã, segundo as suas famílias.
41 E foi o termo da sua herança Zorá, e Estaol, e Ir-Semes,
42 e Saalabim, e Aijalom, e Itla,
43 e Elom, e Timna, e Ecrom,
44 e Elteque, e Gibetom, e Baalate,
45 e Jeúde, e Benê-Beraque, e Gate-Rimom,
46 e Me-Jarcom, e Racom com o termo defronte de Jafo.
47 Saiu, porém, pequeno o termo aos filhos de Dã; pelo que subiram os filhos de Dã, e pelejaram contra Lesém, e a tomaram, e a feriram a fio de espada, e a possuíram, e habitaram nela; e a Lesém chamaram Dã, conforme o nome de Dã, seu pai.
48 Esta era a herança da tribo dos filhos de Dã, segundo as suas famílias; estas cidades e as suas aldeias.
49 Acabando, pois, de repartir a terra em herança segundo os seus termos, deram os filhos de Israel a Josué, filho de Num, herança no meio deles.
50 Segundo o dito do SENHOR, lhe deram a cidade que pediu, Timnate-Sera, na montanha de Efraim; e reedificou aquela cidade e habitou nela.
51 Estas eram as heranças que Eleazar, o sacerdote, e Josué, filho de Num, e os cabeças dos pais das famílias por sorte em herança repartiram pelas tribos dos filhos de Israel em Siló, perante o SENHOR, à porta da tenda da congregação. E, assim, acabaram de repartir a terra.
Josué capítulos 13 a 19