O livro de Juizes foi provavelmente escrito por Samuel, o último juiz de Israel, que também era sacerdote e profeta.
Estes primeiros capítulos contêm uma introdução ao período que se seguiu à conquista de Canaã, repetindo alguns acontecimentos já relatados no livro de Josué, para fazer a conexão com os livros anteriores.
No primeiro capítulo são mencionadas nove das doze tribos, que falharam em sua obrigação de exterminar completamente o inimigo do seu território. Não são mencionadas as tribos de Rúben, Issacar e Gade, mas é de se assumir que elas também falharam. Cada tribo enfrentou um inimigo diferente, mas a nenhum tempo as tribos se reuniram todas num esforço conjunto como haviam feito no tempo de Josué.
Primeiro as tribos perguntaram ao SENHOR o que deveriam fazer, e quem iria por eles para combater os cananeus. Os cananeus estavam a essa altura preparados para a defesa pois os israelitas haviam deixado de expulsá-los completamente. O SENHOR ordenou que Judá fosse primeiro.
Mas Judá pediu o apoio da tribo de Simeão: era um sinal de fraqueza e falta de fé na promessa de Deus de que lhe daria a vitória. Judá, por si só, poderia ter expulsado os cananeus do seu território. Por causa dessa fraqueza e falta de fé, eles nunca chegaram a completar o trabalho. Mas tiveram vitória no início, o que lhes deveria ter dado suficiente confiança para prosseguirem até ao fim.
Israel primeiro conquistou a região montanhosa, e foi esta a parte da terra da qual puderam manter a posse por mais tempo. Já o território que ficava entre as montanhas e o litoral era onde se travaram constantes batalhas entre os israelitas e os cananeus. Os israelitas se deixaram tentar e ser influenciados pela religião dos cananeus, uma religião degradante, e em pouco tempo caíram em idolatria e apostasia.
Otniel (Leão de Deus) é destacado pela sua bravura ao conquistar Debir, já relatada no livro de Josué (15:16,17), recebendo de Calebe, como recompensa, a mão da sua filha.
A tribo de Dã sofreu ainda a vergonha de ser forçada pelos amorreus a voltar para a montanha. Essa era a terra prometida que Deus havia entregue nas mãos dos israelitas, mas, aparentemente, nenhuma das tribos, tragicamente, conseguiu tomar totalmente a posse da sua herança.
A razão deste fracasso se encontra no segundo capítulo do livro de Juizes. Esse capítulo nos dá um breve resumo das condições espirituais do povo debaixo do comando de Josué, declarando "serviu o povo ao SENHOR todos os dias de Josué" e depois da sua morte "(serviu o povo ao SENHOR) todos os dias dos anciãos que ainda sobreviveram por muito tempo a Josué" mas quando estes morreram "fizeram o que era mau perante o SENHOR ... e foram-se após outros deuses, dentre os deuses das gentes que havia ao redor deles, e os adoraram, e provocaram o SENHOR à ira".
O Anjo do SENHOR (o Filho de Deus que depois veio ao mundo) falou ao povo, lembrando-os da sua aliança, que haviam quebrado, e em conseqüência Ele não expulsaria os moradores da terra diante dos israelitas, antes lhes seriam por adversários, e os seus deuses lhes seriam laços. O povo chorou e sacrificaram ao SENHOR. Essa seqüência se repetiu vez após vez na história de Israel: idolatria, castigo nas mãos dos inimigos, arrependimento, libertação. Durante o período dos juizes, estes foram escolhidos por Deus para libertar o povo.
Baal (amo, proprietário, senhor, possuidor) era o deus da chuva e da fertilidade em Canaã. O plural "baalins" (senhores) provavelmente inclui todas as falsas divindades da terra, pois cada localidade tinha o seu próprio "baal" (como as "nossas-senhoras", adoradas em suas imagens com nomes e aparências diferentes em cada localidade).
Astarote é a forma plural de Astarte, a deusa fenícia companheira de Baal. As astarotes eram ídolos adorados pelo povo cananeu, e também pelos israelitas durante os períodos em que se afastavam do SENHOR. O profeta Jeremias informa que o povo se referia a esta deusa como a rainha do céu (Jeremias 44:18,19), título que também foi dado pelos católico-romanos a Maria, mãe terrena do Senhor Jesus.
O culto a esses falsos deuses e deusas incluía sacrifícios animais e mesmo, às vezes, humanos, bem como prostituição. A religião cananéia pode ter atraído os israelitas por causa da sua permissividade, a promessa de maior fertilidade tanto na família como nos animais, mas especialmente porque não exigia qualquer padrão moral. Era suficiente agradar ao deus de sua preferência com ofertas e sacrifícios em seu altar, podendo depois comportar-se como bem entendessem. A prostituição de ambos os sexos era não somente permitida, mas era uma forma de adoração.
Em contraste, o culto ao SENHOR exigia pureza de vida, domínio próprio, amor a Deus acima de tudo, e amor ao próximo como a si mesmo.
O verdadeiro Deus exige obediência, abnegação e altruísmo, um sacrifício que a maioria da humanidade egoísta não está disposta a fazer. Como aconteceu com o povo de Israel, também entre os que se chamam cristãos surgiram alternativas ao Evangelho puro de Cristo, introduzindo-se rituais, penitências e sacrifícios, bem como cultos e adoração a Maria e aos "santos", que é a grande apostasia de que nos preveniram os apóstolos em seu tempo. O povo de Israel é uma figura bem clara da igreja visível.
Os juizes, também chamados "libertadores", eram pessoas que o SENHOR levantou dentre o povo, impulsionadas pelo desejo de corrigir a infidelidade e a resultante opressão do povo pelos seus inimigos. Eram os precursores dos profetas, patriotas e reformadores religiosos, cônscios de que a segurança e a prosperidade nacional dependiam da lealdade e obediência do povo ao SENHOR. Todos eram de origem humilde, e tinham algum defeito ou alguma característica incomum que Deus usava (1 Coríntios 1:27,28).
Eles se tornaram em líderes espirituais, militares e civís para o povo, mostrando que Deus pode usar qualquer pessoa que está disposta a servi-lO, mas eram freqüentemente desprezados ou rejeitados. Assim, também, Deus tem levantado pessoas que clamam contra a infidelidade da "Igreja", tendo muitos liderado grandes movimentos reformadores ou de reavivamento nos séculos passados.
Contudo, em sua providência, Deus usou o fracasso dos israelitas em não expulsarem os cananeus, valendo-se daquelas nações pagãs para ensinarem a arte da guerra à geração de israelitas que não estivera envolvida nas batalhas iniciais sob a liderança de Josué.
Os cinco príncipes dos filisteus eram os comandantes de Ascalom, Asdode, Ecrom, Gate e Gaza. Eles foram, realmente, um "espinho na carne" dos israelitas, pois esses inimigos aparecem vez após vez no Velho Testamento, em combate contra o povo de Israel.
Os israelitas se sentiram atraídos pelos cananeus, e logo passaram a se misturar com eles mediante casamento, e com isso vieram os ídolos, a idolatria e a degeneração moral. Era o que Deus havia proibido (Êxodo 34:15-17; Deuteronômio 7:1-4). O mesmo perigo nos enfrenta: queremos ser amigos dos incrédulos, mas mediante essas amizades somos tentados a praticar o que não devemos. É por isso necessário que nos mantenhamos separados do mundo, embora tendo que viver dentro dele.
Capítulo 1:
1 E sucedeu, depois da morte de Josué, que os filhos de Israel perguntaram ao SENHOR, dizendo: Quem dentre nós primeiro subirá aos cananeus, para pelejar contra eles?
2 E disse o SENHOR: Judá subirá; eis que lhe dei esta terra na sua mão.
3 Então, disse Judá a Simeão, seu irmão: Sobe comigo à herdade que me caiu por sorte, e pelejemos contra os cananeus, e também eu contigo subirei à tua, que te caiu por sorte. E Simeão partiu com ele.
4 E subiu Judá, e o SENHOR lhe deu na sua mão os cananeus e os ferezeus; e feriram deles em Bezeque a dez mil homens.
5 E acharam a Adoni-Bezeque em Bezeque, e pelejaram contra ele, e feriram aos cananeus e aos ferezeus.
6 Porém Adoni-Bezeque fugiu; e o seguiram, e o prenderam, e lhe cortaram os dedos polegares das mãos e dos pés.
7 Então, disse Adoni-Bezeque: Setenta reis, com os dedos polegares das mãos e dos pés cortados, apanhavam as migalhas debaixo da minha mesa; assim como eu fiz, assim Deus me pagou. E o trouxeram a Jerusalém, e morreu ali.
8 Porque os filhos de Judá pelejaram contra Jerusalém, e a tomaram, e a feriram a fio de espada, e à cidade puseram a fogo.
9 E, depois, os filhos de Judá desceram a pelejar contra os cananeus que habitavam nas montanhas, e no sul, e nas planícies.
10 E partiu Judá contra os cananeus que habitavam em Hebrom (era, porém, dantes, o nome de Hebrom Quiriate-Arba), e feriram a Sesai, e a Aimã, e a Talmai.
11 E, dali, partiu contra os moradores de Debir (e era, dantes, o nome de Debir Quiriate-Sefer).
12 E disse Calebe: Quem ferir a Quiriate-Sefer e a tomar, lhe darei a minha filha Acsa por mulher.
13 E tomou-a Otniel, filho de Quenaz, o irmão de Calebe, mais novo do que ele; e Calebe lhe deu a sua filha Acsa por mulher.
14 E sucedeu que, vindo ela a ele, o persuadiu a que pedisse um campo a seu pai; e ela se apeou do jumento, saltando; e Calebe lhe disse: Que é o que tens?
15 E ela lhe disse: Dá-me uma bênção, pois me deste uma terra seca; dá-me também fontes de águas. E Calebe lhe deu as fontes superiores e as fontes inferiores.
16 Também os filhos do queneu, sogro de Moisés, subiram da cidade das Palmeiras com os filhos de Judá ao deserto de Judá, que está ao sul de Arade; e foram e habitaram com o povo.
17 Foi-se, pois, Judá com Simeão, seu irmão, e feriram aos cananeus que habitavam em Zefate, e totalmente a destruíram, e chamaram o nome desta cidade Horma.
18 Tomou mais Judá a Gaza com o seu termo, e a Asquelom com o seu termo, e a Ecrom com o seu termo.
19 E foi o SENHOR com Judá, e despovoou as montanhas; porém não expeliu os moradores do vale, porquanto tinham carros de ferro.
20 E deram Hebrom a Calebe, como Moisés o dissera, e dali expeliu os três filhos de Anaque.
21 Porém os filhos de Benjamim não expeliram os jebuseus que habitavam em Jerusalém; antes, os jebuseus habitaram com os filhos de Benjamim em Jerusalém até ao dia de hoje.
22 E subiu também a casa de José a Betel, e foi o SENHOR com eles.
23 E fez a casa de José espiar a Betel (e foi dantes o nome desta cidade Luz).
24 E viram os espias um homem que saía da cidade e lhe disseram: Ora, mostra-nos a entrada da cidade, e usaremos contigo de beneficência.
25 E, mostrando-lhes ele a entrada da cidade, feriram a cidade a fio de espada; porém àquele homem e a toda a sua família deixaram ir.
26 Então, aquele homem foi-se à terra dos heteus, e edificou uma cidade, e chamou o seu nome Luz; este é o seu nome até o dia de hoje.
27 Nem Manassés expeliu os habitantes de Bete-Seã, nem dos lugares da sua jurisdição; nem a Taanaque, com os lugares da sua jurisdição; nem aos moradores de Dor, com os lugares da sua jurisdição; nem aos moradores de Ibleão, com os lugares da sua jurisdição; nem aos moradores de Megido, com os lugares da sua jurisdição; e quiseram os cananeus habitar na mesma terra.
28 E sucedeu que, quando Israel cobrou mais forças, fez dos cananeus tributários, porém não os expeliu de todo.
29 Tampouco expeliu Efraim os cananeus que habitavam em Gezer; antes, os cananeus habitavam no meio dele, em Gezer.
30 Tampouco expeliu Zebulom os moradores de Quitrom, nem aos moradores de Naalol; porém os cananeus habitavam no meio dele e foram tributários.
31 Tampouco Aser expeliu os moradores de Aco, nem os moradores de Sidom, nem Alabe, nem Aczibe, nem Helba, nem Afeca, nem Reobe;
32 porém os aseritas habitaram no meio dos cananeus que habitavam na terra; porquanto os não expeliram.
33 Tampouco Naftali expeliu os moradores de Bete-Semes, nem os moradores de Bete-Anate; mas habitou no meio dos cananeus que habitavam na terra; porém lhes foram tributários os moradores de Bete-Semes e os de Bete-Anate.
34 E apertaram os amorreus aos filhos de Dã até às montanhas; porque nem os deixavam descer ao vale.
35 Também os amorreus quiseram habitar nas montanhas de Heres, em Aijalom e em Saalabim; porém prevaleceu a mão da casa de José, e ficaram tributários.
36 E foi o termo dos amorreus desde a subida de Acrabim, e desde a penha, e dali para cima.
Capítulo 2:
1 E subiu o Anjo do SENHOR de Gilgal a Boquim e disse: Do Egito vos fiz subir, e vos trouxe à terra que a vossos pais tinha jurado, e disse: Nunca invalidarei o meu concerto convosco.
2 E, quanto a vós, não fareis concerto com os moradores desta terra; antes, derrubareis os seus altares. Mas vós não obedecestes à minha voz. Por que fizestes isso?
3 Pelo que também eu disse: Não os expelirei de diante de vós; antes, estarão às vossas costas, e os seus deuses vos serão por laço.
4 E sucedeu que, falando o Anjo do SENHOR estas palavras a todos os filhos de Israel, o povo levantou a sua voz e chorou.
5 Pelo que chamaram àquele lugar Boquim; e sacrificaram ali ao SENHOR.
6 E, havendo Josué despedido o povo, foram-se os filhos de Israel, cada um à sua herdade, para possuírem a terra.
7 E serviu o povo ao SENHOR todos os dias de Josué e todos os dias dos anciãos que prolongaram os seus dias depois de Josué e viram toda aquela grande obra do SENHOR, a qual ele fizera a Israel.
8 Faleceu, porém, Josué, filho de Num, servo do SENHOR, da idade de cento e dez anos.
9 E sepultaram-no no termo da sua herdade, em Timnate-Heres, no monte de Efraim, para o norte do monte Gaás.
10 E foi também congregada toda aquela geração a seus pais, e outra geração após eles se levantou, que não conhecia o SENHOR, nem tampouco a obra que fizera a Israel.
11 Então, fizeram os filhos de Israel o que parecia mal aos olhos do SENHOR; e serviram aos baalins.
12 E deixaram o SENHOR, Deus de seus pais, que os tirara da terra do Egito, e foram-se após outros deuses, dentre os deuses das gentes que havia ao redor deles, e encurvaram-se a eles, e provocaram o SENHOR à ira.
13 Porquanto deixaram ao SENHOR e serviram a Baal e a Astarote.
14 Pelo que a ira do SENHOR se acendeu contra Israel, e os deu na mão dos roubadores, e os roubaram; e os entregou na mão dos seus inimigos ao redor; e não puderam mais estar em pé diante dos seus inimigos.
15 Por onde quer que saíam, a mão do SENHOR era contra eles para mal, como o SENHOR tinha dito e como o SENHOR lho tinha jurado; e estavam em grande aperto.
16 E levantou o SENHOR juízes, que os livraram da mão dos que os roubaram.
17 Porém tampouco ouviram aos juízes; antes, se prostituíram após outros deuses e encurvaram-se a eles; depressa se desviaram do caminho por onde andaram seus pais ouvindo os mandamentos do SENHOR; mas eles não fizeram assim.
18 E, quando o SENHOR lhes levantava juízes, o SENHOR era com o juiz e os livrava da mão dos seus inimigos, todos os dias daquele juiz; porquanto o SENHOR se arrependia pelo seu gemido, por causa dos que os apertavam e oprimiam.
19 Porém sucedia que, falecendo o juiz, tornavam e se corrompiam mais do que seus pais, andando após outros deuses, servindo-os e encurvando-se a eles; nada deixavam das suas obras, nem do seu duro caminho.
20 Pelo que a ira do SENHOR se acendeu contra Israel; e disse: Porquanto este povo traspassou o meu concerto que tinha ordenado a seus pais e não deu ouvidos à minha voz.
21 Tampouco desapossarei mais de diante deles a nenhuma das nações que Josué deixou, morrendo;
22 para por elas provar a Israel, se hão de guardar o caminho do SENHOR, como seus pais o guardaram, para por ele andarem ou não.
23 Assim, o SENHOR deixou ficar aquelas nações e não as desterrou logo, nem as entregou na mão de Josué.
Capítulo 3:
1 Estas, pois, são as nações que o SENHOR deixou ficar, para por elas provar a Israel, a saber, a todos os que não sabiam de todas as guerras de Canaã.
2 Isso tão-somente para que as gerações dos filhos de Israel delas soubessem (para lhes ensinar a guerra), pelo menos as gerações que, dantes, não sabiam disso:
3 cinco príncipes dos filisteus, e todos os cananeus, e sidônios, e heveus, que habitavam nas montanhas do Líbano, desde o monte de Baal-Hermom até à entrada de Hamate.
4 Estes, pois, ficaram, para por eles o SENHOR provar a Israel, para saber se dariam ouvidos aos seus mandamentos que tinha ordenado a seus pais pelo ministério de Moisés.
5 Habitando, pois, os filhos de Israel no meio dos cananeus, e heteus, e amorreus, e ferezeus, e heveus, e jebuseus,
6 tomaram de suas filhas para si por mulheres e deram aos filhos deles as suas filhas; e serviram a seus deuses.
Juizes capítulos 1 a 3:6