TEMA: A destruição de Nínive.
MENSAGEM: "O Senhor toma vingança contra os Seus adversários" 1.2. "Ele mesmo vos consumirá de todo" 1.9. "Não há remédio para a tua ferida; a tua chaga é incurável" 3.19.
ANÁLISE:
Deus o Vingador - capítulo 1.
Os atributos de Jeová como "Fogo Destruidor" (Hebreus 12.29);
O Seu poder majestoso visto na natureza 3.5;
Nínive será exterminada de uma vez 8-10; 12; 14-15.
A Tomada de Nínive - capítulo 2.
Sua Desolação Completa - capítulo 3.
Os pecados do povo assírio: falsidade, rapacidade, guerras cruéis.
Nínive será inteiramente destruída, para nunca mais ser levantada ou conhecida.
O profeta Naum era de Elcós, lugar desconhecido hoje, e profetizava nos princípios do reinado de Josias, depois da tomada de Nô-Amom (Tebas, capital do Egito Superior) pelos assírios em 663 a.C. e antes da queda de Nínive, capital da Assíria em 612 a.C. Veja capítulo 3.8.
O nome "Naum" quer dizer "consolação", e a sua mensagem seria de bastante conforto para o pequeno reino de Judá, sempre ameaçado pelo poderoso império dos assírios. Note capítulo 1.7; 12,13,15 e 2.2.
Nínive tinha-se arrependido com a pregação de Jonas, e foi perdoada. Mais tarde, rejeitou a Deus e voltou para a idolatria, a violência e a crueldade. Naum repetiu as denúncias de Jonas, e profetizou a destruição repentina e irrevogável da cidade apóstata.
Tudo aconteceu como ele disse; o exército medo-babilônico cercou e destruiu Nínive, a qual permaneceu em ruínas até que estas foram cobertas pela areia do deserto – e esquecidas pelo mundo. Foram redescobertas em 1845 A.D.
Veja 2ª Pedro 3.9-11.