Tendo terminado o que viera fazer, Neemias voltou para a presença do rei Artaxerxes, rei da Babilônia em 433 a.C., doze anos depois da sua ida a Jerusalém. Algum tempo depois, ele obteve a permissão do rei para ir novamente para lá.
Não está claro se a leitura do Livro de Moisés de que trata o início deste capítulo foi feito no "mesmo dia" mencionado no capítulo anterior, ou outro dia durante a ausência de Neemias (versículo 6).
Nesse dia eles devem ter lido em Deuteronômio 23:3-5, onde está escrito que nenhum amonita ou moabita ou qualquer dos seus descendentes, até a décima geração, poderia entrar na assembléia do SENHOR. É possível que até a décima geração seja uma expressão idiomática significando indefinidamente. Foi assim que o povo o interpretou, e decidiu que nenhum amonita ou moabita jamais poderia ser admitido no povo de Deus.
Havia ainda entre eles a "mistura" - descendentes de amonitas e moabitas. O povo consequentemente excluiu a todos de Israel, tirando-lhes a cidadania.
Mas antes disso o sumo sacerdote Eliasibe havia sido encarregado dos depósitos do novo templo, onde as ofertas em espécie do povo eram armazenadas. Na ausência de Neemias, ele cedeu uma grande sala para uso de Tobias, anteriormente usada para guardar ofertas e os utensílios do templo.
Tobias havia se tornado notório por ter se aliado com o governador Sambalate, o árabe Gesém e os demais inimigos de Israel para se opor à construção do muro de Jerusalém. Sendo amonita, ele não podia ocupar um lugar no templo. Mas era genro do sacerdote Secanias e aparentado com Eliasibe, e tinha muita influência entre os nobres de Judá (cap. 6:17-19).
Ao regressar e ser inteirado disso, Neemias ficou muito aborrecido, foi até o templo e jogou todos os móveis de Tobias fora da sala, mandou purificar as salas e colocou novamente nelas os utensílios do templo de Deus, com as ofertas de cereal e o incenso.
Outras ocorrências graves também se verificaram na sua ausência:
A) Os levitas e os cantores não tinham recebido as contribuições que lhes eram devidas, e para se manter tiveram que voltar para suas próprias terras.
Neemias repreendeu severamente os responsáveis pela sua negligência para com o templo de Deus.
Convocou os levitas e os cantores e os colocou novamente em seus postos.
O povo todo trouxe os dízimos do trigo, do vinho novo e do azeite aos depósitos,
Neemias designou homens de confiança como encarregados dos depósitos, e responsáveis pela distribuição de suprimentos.
Neemias pediu que Deus se lembrasse dele pela sua fidelidade pelo templo de Deus e pelo seu culto.
B) O sábado não estava sendo observado por alguns fazendeiros: prensavam uvas, ajuntavam trigo, transportavam mercadorias em jumentos até Jerusalém em pleno sábado. Neemias os advertiu que não vendessem alimento nesse dia.
C) Alguns da cidade fenícia de Tiro, no Mediterrâneo, moravam em Jerusalém e traziam para a cidade e vendiam aos judeus toda a espécie de mercadoria no sábado.
Neemias repreendeu os nobres de Judá por profanarem o dia de sábado, lembrando-os que foi por causa de semelhante desobediência à lei de Deus pelos seus antepassados que veio a desgraça sobre eles e a cidade. Ao fazerem a mesma coisa eles estavam provocando ainda maior ira de Deus.
Neemias ordenou que as portas de Jerusalém se fechassem na véspera do sábado à tarde, e só fossem abertas depois que o sábado tivesse terminado (depois do por do sol).
Colocou homens da sua confiança nas portas para evitar que algum carregamento fosse introduzido. Uma ou duas noites os comerciantes passaram a noite fora esperando poder entrar no sábado, mas Neemias os espantou advertindo que iria mandar prendê-los se viessem outra vez.
Quando viu que não vinham mais, Neemias mandou os levitas se purificarem e fossem vigiar as portas (como anteriormente havia sido determinado) para que o dia de sábado fosse respeitado como sagrado.
Novamente Neemias pediu que Deus se lembrasse dele e tivesse misericórdia dele conforme o seu grande amor.
D) Alguns judeus haviam se casado com mulheres de Asdode, de Amom e de Moabe. Anos antes, as mulheres estrangeiras haviam sido expulsas por mandado de Esdras o escriba e sacerdote (Esdras 10), e depois o povo havia assinado um compromisso de separar-se dos gentios (capítulo 10). Apesar disso, a prática de casarem-se os judeus com os gentios não acabou, mesmo entre os sacerdotes. A metade dos filhos desses casamentos mistos nem sequer sabia falar a língua judaica, apenas outras línguas gentílicas. Neemias se irou tanto que:
Repreendeu-os, invocou maldições sobre eles, bateu em alguns deles, e arrancou os seus cabelos.
Fez com que jurassem em nome de Deus não consentir em dar suas filhas em casamento aos filhos deles, nem casar, eles ou os seus filhos, com as filhas deles. Ele os lembrou que foi por causa de casamentos como estes que Salomão havia pecado. Era uma terrível maldade e infidelidade para com Deus.
Um dos netos do sumo sacerdote Eliasibe se casara com uma filha de Sambalate, que se tornara inimigo de Neemias. Neemias o expulsou para longe de si.
Mais uma vez Neemias pede que Deus não se esqueça dos seus inimigos, que profanaram o ofício sacerdotal e a aliança do sacerdócio e dos levitas.
Completou-se assim a nova santificação dos sacerdotes e dos levitas, com a retirada de tudo o quanto era estrangeiro. Neemias designou-lhes também os cargos e as responsabilidades de cada um, bem como regras para as provisões de lenha, com as datas certas para seu fornecimento, e para os primeiros frutos.
Ao terminar o seu livro, Neemias roga a Deus que se lembre dele, em sua bondade.
Entre outras coisas, Neemias nos dá os seguintes exemplos que faremos bem em seguir:
Ter um propósito definido e continuamente avaliá-lo em função da vontade de Deus. Neemias não permitia que qualquer coisa o afastasse da meta que tinha proposto para si.
Ser íntegro e transparente. Todos sabiam exatamente daquilo que Neemias precisava, e ele falava a verdade mesmo se isso tornava mais difícil alcançar o seu objetivo.
Agir acima de qualquer crítica. As acusações feitas contra Neemias eram vazias e falsas.
Fortalecer-se com a oração. Em tudo Neemias glorificava a Deus e tinha motivo para que Deus se lembrasse das suas obras.
Liderança envolve exercício de autoridade, que pode parecer atraente, mas também envolve responsabilidade e isso pode exigir decisões difíceis e nem sempre populares.
Neemias era responsável pelo seu povo diante do rei da Pérsia, mas acima dele diante de Deus. Foi zeloso, corajoso, persistente e incansável no seu trabalho. Resistiu com galhardia às grandes pressões dos inimigos, denunciou e eliminou a frouxidão moral dos líderes do seu povo. Usou com grande sucesso os seus talentos administrativos para atingir os seus objetivos: a construção do muro de Jerusalém, e o fortalecimento espiritual e moral do seu povo.
1 Naquele dia, leu-se no livro de Moisés aos ouvidos do povo; e achou-se escrito nele que os amonitas e os moabitas não entrassem jamais na congregação de Deus,
2 porquanto não tinham saído ao encontro dos filhos de Israel com pão e água; antes, assalariaram contra eles a Balaão para os amaldiçoar, ainda que o nosso Deus converteu a maldição em bênção.
3 Sucedeu, pois, que, ouvindo eles esta lei, apartaram de Israel toda mistura.
4 Ora, antes disso, Eliasibe, sacerdote, que presidia sobre a câmara da Casa do nosso Deus, se tinha aparentado com Tobias;
5 e fizera-lhe uma câmara grande, onde dantes se metiam as ofertas de manjares, o incenso, os utensílios e os dízimos do grão, do mosto e do azeite, que se ordenaram para os levitas, e cantores, e porteiros, como também a oferta alçada para os sacerdotes.
6 Mas, durante tudo isso, não estava eu em Jerusalém, porque, no ano trinta e dois de Artaxerxes, rei de Babilônia, vim eu ter com o rei; mas, ao cabo de alguns dias, tornei a alcançar licença do rei.
7 E vim a Jerusalém e compreendi o mal que Eliasibe fizera para beneficiar a Tobias, fazendo-lhe uma câmara nos pátios da Casa de Deus,
8 o que muito me desagradou; de sorte que lancei todos os móveis da casa de Tobias fora da câmara.
9 E, ordenando-o eu, purificaram as câmaras; e tornei a trazer ali os utensílios da Casa de Deus, com as ofertas de manjares e o incenso.
10 Também entendi que o quinhão dos levitas se lhes não dava, de maneira que os levitas e os cantores, que faziam a obra, tinham fugido cada um para a sua terra.
11 Então, contendi com os magistrados e disse: Por que se desamparou a Casa de Deus? Porém eu os ajuntei e os restaurei no seu posto.
12 Então, todo o Judá trouxe os dízimos do grão, e do mosto, e do azeite aos celeiros.
13 E por tesoureiros pus sobre os celeiros a Selemias, o sacerdote, e a Zadoque, o escrivão, e a Pedaías, dentre os levitas; e com eles Hanã, filho de Zacur, filho de Matanias; porque se tinham achado fiéis, e se lhes encarregou a eles a distribuição para seus irmãos.
14 (Por isto, Deus meu, lembra-te de mim e não risques as beneficências que eu fiz à Casa de meu Deus e às suas guardas.)
15 Naqueles dias, vi em Judá os que pisavam lagares ao sábado e traziam feixes que carregavam sobre os jumentos; como também vinho, uvas e figos e toda casta de cargas, que traziam a Jerusalém no dia de sábado; e protestei contra eles no dia em que vendiam mantimentos.
16 Também tírios habitavam dentro e traziam peixe e toda mercadoria, que no sábado vendiam aos filhos de Judá e em Jerusalém.
17 E contendi com os nobres de Judá e lhes disse: Que mal é este que fazeis, profanando o dia de sábado?
18 Porventura, não fizeram vossos pais assim, e nosso Deus não trouxe todo este mal sobre nós e sobre esta cidade? E vós ainda mais acrescentais o ardor de sua ira sobre Israel, profanando o sábado.
19 Sucedeu, pois, que, dando as portas de Jerusalém já sombra antes do sábado, ordenando-o eu, as portas se fecharam; e mandei que não as abrissem até passado o sábado; e pus às portas alguns de meus moços, para que nenhuma carga entrasse no dia de sábado.
20 Então, os negociantes e os vendedores de toda mercadoria passaram a noite fora de Jerusalém, uma ou duas vezes.
21 Protestei, pois, contra eles e lhes disse: Por que passais a noite defronte do muro? Se outra vez o fizerdes, hei de lançar mão sobre vós. Daquele tempo em diante, não vieram no sábado.
22 Também disse aos levitas que se purificassem e viessem guardar as portas, para santificar o sábado. (Nisso também, Deus meu, lembra-te de mim; e perdoa-me segundo a abundância da tua benignidade.)
23 Vi também, naqueles dias, judeus que tinham casado com mulheres asdoditas, amonitas e moabitas.
24 E seus filhos falavam meio asdodita e não podiam falar judaico, senão segundo a língua de cada povo.
25 E contendi com eles, e os amaldiçoei, e espanquei alguns deles, e lhes arranquei os cabelos, e os fiz jurar por Deus, dizendo: Não dareis mais vossas filhas a seus filhos e não tomareis mais suas filhas, nem para vossos filhos nem para vós mesmos.
26 Porventura, não pecou nisso Salomão, rei de Israel, não havendo entre muitas nações rei semelhante a ele, e sendo amado de seu Deus, e pondo-o Deus rei sobre todo o Israel? E, contudo, as mulheres estranhas o fizeram pecar.
27 E dar-vos-íamos nós ouvidos, para fazermos todo este grande mal, prevaricando contra o nosso Deus, casando com mulheres estranhas?
28 Também um dos filhos de Joiada, filho de Eliasibe, o sumo sacerdote, era genro de Sambalate, o horonita, pelo que o afugentei de mim.
29 Lembra-te deles, Deus meu, pois contaminaram o sacerdócio, como também o concerto do sacerdócio e dos levitas.
30 Assim, os alimpei de todos os estranhos e designei os cargos dos sacerdotes e dos levitas, cada um na sua obra,
31 como também para as ofertas da lenha em tempos determinados e para as primícias. Lembra-te de mim, Deus meu, para o bem.