Neemias agora tratou de consolidar a população de Jerusalém, evidentemente preocupado em ter na cidade não só sacerdotes e levitas capazes de manter um alto nível de atividade no templo, mas também uma população suficientemente grande para manter os serviços e o comércio da cidade, e para defendê-la contra os possíveis ataques dos seus inimigos.
Os homens das tribos de Judá e Benjamim que haviam voltado do exílio se preocupavam em voltar às suas propriedades hereditárias em outras cidades ou no campo. Para eles seria um sacrifício fixar morada em Jerusalém.
Neemias resolveu esse problema encorajando voluntários, que recebiam aclamação do povo, e fazendo um sorteio entre os habitantes das outras cidades, dos quais um décimo foram obrigados a viver em Jerusalém.
Foram feitas listas com os nomes das famílias que oficialmente foram reconhecidas como residentes em Jerusalém (11:3-24). Resumimos como segue:
468 homens chefes de família da tribo de Judá
928 idem, de Benjamim
Sobre eles foi colocado um superintendente, Joel, secundado por Judá.
822 sacerdotes do primeiro grupo, relacionado com Aitube
242 idem do segundo grupo, relacionado com Malquias
128 idem do terceiro grupo, relacionado com Imer
Seu superintendente era Zabdiel
284 levitas,
presidindo Semaías, Sabetai, Jozabade os que serviam fora do templo, e Matanias os louvores nas orações.
172 guardas das portas, também levitas
Os servidores do templo moravam em Ofel, um lado do monte Sião em Jerusalém onde ficava o templo, e estavam a cargo de Zia e Gispa. Os levitas tinham como superintendente Uzi, descendente de Asafe, de cuja família vinham os cantores: o próprio rei havia emitido um mandado a respeito deles, e um acordo determinando as obrigações de cada dia.
Petaías era intermediário entre o povo e o rei, de quem Neemias era o mandatário.
O restante deste capítulo informa sobre a ocupação das outras cidades e aldeias no território que antigamente pertencia às tribos de Judá e Benjamim, e que tinha sido ocupado pelo reino de Judá.
Os sacerdotes que voltaram com Zerubabel são relacionados no capítulo seguinte (vv. 1-7), bem como os levitas (vv. 8,9), e em seguida (vv. 10-21) os sumo-sacerdotes desde Jesua (dos tempos de Zorobabel) até Jadua, e os nomes dos sacerdotes que serviram nos tempos de Joiaquim, cujo filho Eliasibe era sumo-sacerdote nos tempos de Neemias (3:1). Todos estes últimos provavelmente ainda estavam vivos a essa altura.
Os levitas (vv. 22-26) foram inscritos no livro das crônicas nos tempos de Eliasibe e do seu filho Joanã, portanto um pouco antes e durante a administração do governador Neemias e do sacerdote e escriba Esdras.
A dedicação dos muros de Jerusalém foi uma cerimônia importante, para a qual foram convocados os levitas das cidades vizinhas, especialmente os cantores, pois devia ser feita com alegria, louvores, canto pelos corais e música das orquestras.
Preliminarmente houve uma cerimônia em que se fez a purificação geral dos sacerdotes, dos levitas e do povo, bem como das portas e do muro. A purificação se fazia mediante lavagem com água e água purificadora espargida com hissope. A água purificadora continha cinzas de uma novilha vermelha ritualmente sacrificada (Números 19).
É um símbolo do sangue de Cristo que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, o qual purifica a nossa consciência de obras mortas para servirmos ao Deus vivo (Hebreus 9:14).
Os príncipes de Judá, os sacerdotes, os levitas, subiram sobre o muro e andaram em dois grandes coros em procissão, liderados pelos cantores e instrumentistas, em direções contrárias, para enfim se encontrarem na casa de Deus. Esdras, o escriba, foi com um deles e Neemias com o outro.
Provavelmente cantavam salmos acompanhados pelos instrumentos de música à medida que andavam, para a honra e glória de Deus. O restante do povo provavelmente acompanhou os dois corais pelas ruas ao lado do muro, até o templo.
Todo o povo se alegrou com grande alegria - o júbilo de Jerusalém era tanto, que se ouviu até de longe. Enquanto os príncipes, sacerdotes e levitas demonstraram sua alegria e agradecimento com grandes sacrifícios, sons de trombetas, instrumentos musicais e cânticos de louvor, o resto do povo, que incluía as mulheres e as crianças, também participava dando gritos de júbilo, que se ouviam de longe.
O motivo de todo este júbilo era que reconheciam que fora o SENHOR que lhes dera o êxito na construção do muro. Com a providência divina eles agora habitavam novamente numa capital segura, dotada de um templo próprio para servirem ao SENHOR Deus de Israel. Eram novamente um povo unido, com consciência da sua nacionalidade, todos descendentes de um homem, Israel. A oposição dos seus inimigos havia sido vencida, e eles se sentiam vitoriosos. Por isto tudo eles louvavam e adoravam a Deus.
As ações de graças imediatamente levaram todos a se prepararem para contribuir com o que deviam para sustentar os responsáveis pelo serviço de Deus e pela instrução do povo: os sacerdotes e os levitas.
Os sacerdotes e os levitas ministravam, aprimorando-se nos rituais e cerimônias exigidos pela lei de Moisés a serviço de Deus, e executavam a purificação própria, do povo e a do muro. Os cantores e porteiros também se aplicavam com entusiasmo às suas funções, determinadas mais de quinhentos anos atrás pelo rei Davi e seu filho Salomão.
O povo se encheu de zelo pelas coisas de Deus, e no mesmo dia se nomearam homens para as câmaras dos tesouros, das ofertas, das primícias, e dos dízimos, para nelas receberem a contribuição devida pelo povo para o sustento dos ministros de Deus, os sacerdotes e os levitas.
Realmente a melhor maneira de um servo de Deus se recomendar para a obra do Senhor é dedicar-se ao ministério, e esmerar-se no ensino (Romanos 12:7), mostrando-se humilde e trabalhador. Assim faziam os sacerdotes e levitas.
A lei lhes aprovisionava seu suprimento material (v. 44), mas pouco adiantava se não estivessem disponíveis os meios de recolhimento e justa distribuição. Acontece, muitas vezes, que o ministrante se sente inibido em falar das suas necessidades materiais e estimular os beneficiados a contribuir com o que lhe devem (Mateus 10:10, 1 Timóteo 5:18). Não havendo um sistema de coleta, também os beneficiados podem se descuidar do seu dever de contribuir.
O povo, então, cuidou da coleta do que a lei determinava ser devido aos sacerdotes e aos levitas. Os cantores e os porteiros eram uma classe de levitas à parte, como vemos pela distinção feita na lista de nomes no início do capítulo anterior. É possível que eles tenham recebido um pagamento à parte, além da sua porção como levitas, e por isso são mencionados nos versículos 46 e 47.
Quando Davi e Salomão os escolheram para esse trabalho, além do que lhes era requerido como levitas, talvez tenham determinado um pagamento extra para estimulá-los neste serviço. "Os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina" (1 Timóteo 5:17).
1 E os príncipes do povo habitaram em Jerusalém, mas o resto do povo lançou sortes para tirar um de dez, para que habitasse na santa cidade de Jerusalém, e as nove partes, nas outras cidades.
2 E o povo bendisse a todos os homens que voluntariamente se ofereciam para habitar em Jerusalém.
3 E estes são os chefes da província que habitaram em Jerusalém (porém nas cidades de Judá habitou cada um na sua possessão, nas suas cidades, a saber, Israel, os sacerdotes, e os levitas, e os netineus, e os filhos dos servos de Salomão).
4 Habitaram, pois, em Jerusalém alguns dos filhos de Judá e dos filhos de Benjamim. Dos filhos de Judá: Ataías, filho de Uzias, filho de Zacarias, filho de Amarias, filho de Sefatias, filho de Maalalel, dos filhos de Perez;
5 e Maaséias, filho de Baruque, filho de Col-Hozé, filho de Hazaías, filho de Adaías, filho de Joiaribe, filho de Zacarias, filho do silonita.
6 Todos os filhos de Perez, que habitaram em Jerusalém, foram quatrocentos e sessenta e oito homens valentes.
7 E estes são os filhos de Benjamim: Salu, filho de Mesulão, filho de Joede, filho de Pedaías, filho de Colaías, filho de Maaséias, filho de Itiel, filho de Jesaías.
8 E, depois dele, Gabai e Salai: novecentos e vinte e oito.
9 E Joel, filho de Zicri, superintendente sobre eles; e Judá, filho de Senua, segundo sobre a cidade.
10 Dos sacerdotes: Jedaías, filho de Joiaribe, Jaquim,
11 Seraías, filho de Hilquias, filho de Mesulão, filho de Zadoque, filho de Meraiote, filho de Aitube, maioral da Casa de Deus,
12 e seus irmãos, que faziam a obra da casa, oitocentos e vinte e dois; e Adaías, filho de Jeroão, filho de Pelalias, filho de Anzi, filho de Zacarias, filho de Pasur, filho de Malquias,
13 e seus irmãos, cabeças dos pais, duzentos e quarenta e dois; e Amasai, filho de Azarel, filho de Azai, filho de Mesilemote, filho de Imer,
14 e os irmãos deles, varões valentes, cento e vinte e oito, e superintendente sobre eles Zabdiel, filho de Gedolim.
15 E dos levitas: Semaías, filho de Hassube, filho de Azricão, filho de Hasabias, filho de Buni;
16 e Sabetai e Jozabade, dos cabeças dos levitas, presidiam sobre a obra de fora da Casa de Deus;
17 e Matanias, filho de Mica, filho de Zabdi, filho de Asafe, o chefe, que era quem começava a dar graças na oração, e Baquebuquias, o segundo de seus irmãos; depois, Abda, filho de Samua, filho de Galal, filho de Jedutum.
18 Todos os levitas na santa cidade foram duzentos e oitenta e quatro.
19 E os porteiros: Acube, Talmom, com seus irmãos, os guardas das portas, cento e setenta e dois.
20 E o resto de Israel, dos sacerdotes e levitas, esteve em todas as cidades de Judá, cada um na sua herdade.
21 E os netineus habitaram em Ofel; e Zia e Gispa presidiam sobre os netineus.
22 E o superintendente dos levitas em Jerusalém foi Uzi, filho de Bani, filho de Hasabias, filho de Matanias, filho de Mica, dos filhos de Asafe, os cantores, ao serviço da Casa de Deus.
23 Porque havia um mandado do rei acerca deles, a saber, uma certa porção para os cantores, cada qual no seu dia.
24 E Petaías, filho de Mesezabel, dos filhos de Zerá, filho de Judá, estava à mão do rei, em todos os negócios do povo.
25 E, quanto às aldeias, com as suas terras, alguns dos filhos de Judá habitaram em Quiriate-Arba e nos lugares da sua jurisdição; e em Dibom e nos lugares da sua jurisdição; e em Jecabzeel e nas suas aldeias,
26 e em Jesua, e em Molada, e em Bete-Palete,
27 e em Hasar-Sual, e em Berseba, e nos lugares da sua jurisdição;
28 e em Ziclague, e em Mecona, e nos lugares da sua jurisdição;
29 e em En-Rimom, e em Zorá, e em Jarmute;
30 em Zanoa, Adulão e nas suas aldeias; em Laquis e nas suas terras; em Azeca e nos lugares da sua jurisdição. E acamparam-se desde Berseba até ao vale de Hinom.
31 E os filhos de Benjamim, de Geba, habitaram em Micmás, e Aia, e Betel, e nos lugares da sua jurisdição;
32 e em Anatote, em Nobe, em Ananias,
33 em Hazor, em Ramá, em Gitaim,
34 em Hadide, em Zeboim, em Nebalate,
35 em Lode e em Ono, no vale dos Artífices.
36 E alguns dos levitas habitaram nos repartimentos de Judá e de Benjamim.
1 Estes são os sacerdotes e levitas que subiram com Zorobabel, filho de Sealtiel, e com Jesua: Seraías, Jeremias, Esdras,
2 Amarias, Maluque, Hatus,
3 Secanias, Reum, Meremote,
4 Ido, Ginetoi, Abias,
5 Miamim, Maadias, Bilga,
6 Semaías, Joiaribe, Jedaías,
7 Salu, Amoque, Hilquias e Jedaías; estes foram os chefes dos sacerdotes e de seus irmãos, nos dias de Jesua.
8 E foram os levitas: Jesua, Binui, Cadmiel, Serebias, Judá e Matanias; este e seus irmãos presidiam sobre os louvores.
9 E Baquebuquias e Uni, seus irmãos, estavam defronte dele nas guardas.
10 E Jesua gerou a Joiaquim, e Joiaquim gerou a Eliasibe, e Eliasibe gerou a Joiada,
11 e Joiada gerou a Jônatas, e Jônatas gerou a Jadua.
12 E, nos dias de Joiaquim, foram sacerdotes, chefes das casas dos pais: de Seraías, Meraías; de Jeremias, Hananias;
13 de Esdras, Mesulão; de Amarias, Joanã;
14 de Maluqui, Jônatas; de Sebanias, José;
15 de Harim, Adna; de Meraiote, Helcai;
16 de Ido, Zacarias; de Ginetom, Mesulão;
17 de Abias, Zicri; de Miniamim e de Moadias, Piltai;
18 de Bilga, Samua; de Semaías, Jônatas;
19 e de Joiaribe, Matenai; de Jedaías, Uzi;
20 de Salai, Calai; de Amoque, Héber;
21 de Hilquias, Hasabias; de Jedaías, Netanel.
22 Dos levitas foram, nos dias de Eliasibe, inscritos como chefes das casas dos pais, Joiada, e Jonã, e Jadua, como também os sacerdotes, até ao reinado de Dario, o persa.
23 Os filhos de Levi foram inscritos como chefes das casas dos pais no livro das crônicas, até aos dias de Joanã, filho de Eliasibe.
24 Foram, pois, os chefes dos levitas: Hasabias, Serebias e Jesua, filho de Cadmiel; e seus irmãos estavam defronte deles para louvarem e darem graças, segundo o mandado de Davi, homem de Deus, guarda contra guarda.
25 Matanias, Baquebuquias, Obadias, Mesulão, Talmom e Acube eram porteiros que faziam a guarda às tesourarias das portas.
26 Estes foram nos dias de Joiaquim, filho de Jesua, filho de Jozadaque, como também nos dias de Neemias, o governador, e do sacerdote Esdras, o escriba.
27 E, na dedicação dos muros de Jerusalém, buscaram os levitas de todos os seus lugares, para os trazerem, a fim de fazerem a dedicação com alegria, louvores, canto, saltérios, alaúdes e harpas.
28 E se ajuntaram os filhos dos cantores, tanto da campina dos arredores de Jerusalém como das aldeias de Netofa,
29 como também da casa de Gilgal e dos campos de Gibeá e Azmavete; porque os cantores tinham edificado para si aldeias nos arredores de Jerusalém.
30 E purificaram-se os sacerdotes e os levitas; e logo purificaram o povo, e as portas, e o muro.
31 Então, fiz subir os príncipes de Judá sobre o muro e ordenei dois grandes coros e procissões, sendo um à mão direita sobre o muro da banda da Porta do Monturo.
32 E, após eles, ia Hosaías, e a metade dos príncipes de Judá,
33 e Azarias, Esdras, Mesulão,
34 Judá, Benjamim, Semaías e Jeremias;
35 e dos filhos dos sacerdotes, com trombetas: Zacarias, filho de Jônatas, filho de Semaías, filho de Matanias, filho de Micaías, filho de Zacur, filho de Asafe,
36 e seus irmãos, Semaías, Azarel, Milalai, Gilalai, Maai, Netanel, Judá e Hanani, com os instrumentos músicos de Davi, homem de Deus; e Esdras, o escriba, ia adiante deles.
37 Indo assim para a Porta da Fonte e defronte deles, subiram as escadas da Cidade de Davi pela subida do muro, desde cima da casa de Davi até à Porta das Águas, da banda do oriente.
38 E o segundo coro ia em frente, e eu, após ele; e a metade do povo ia sobre o muro, desde a Torre dos Fornos até à Muralha Larga;
39 e desde a Porta de Efraim, e desde a Porta Velha, e desde a Porta do Peixe e a Torre de Hananel e a Torre de Meá até à Porta do Gado; e pararam à Porta da Prisão.
40 Então, ambos os coros pararam na Casa de Deus, como também eu e a metade dos magistrados comigo.
41 E os sacerdotes Eliaquim, Maaséias, Miniamim, Micaías, Elioenai, Zacarias e Hananias iam com trombetas,
42 como também Maaséias, e Semaías, e Eleazar, e Uzi, e Joanã, e Malquias, e Elão, e Ezer; e faziam-se ouvir os cantores, juntamente com Jezraías, o superintendente.
43 E sacrificaram, no mesmo dia, grandes sacrifícios e se alegraram, porque Deus os alegrara com grande alegria; e até as mulheres e os meninos se alegraram, de modo que a alegria de Jerusalém se ouviu até de longe.
44 Também, no mesmo dia, se nomearam homens sobre as câmaras, para os tesouros, para as ofertas alçadas, para as primícias e para os dízimos, para ajuntarem nelas, das terras das cidades, as porções designadas pela Lei para os sacerdotes e para os levitas; porque Judá estava alegre por causa dos sacerdotes e dos levitas que assistiam ali.
45 E faziam a guarda do seu Deus e a guarda da purificação; como também os cantores e porteiros, conforme o mandado de Davi e de seu filho Salomão.
46 Porque, já nos dias de Davi e de Asafe, desde a antiguidade, havia chefes dos cantores, e cânticos de louvores, e ação de graças a Deus.
47 Pelo que todo o Israel, já nos dias de Zorobabel e nos dias de Neemias, dava as porções dos cantores e dos porteiros, a cada um no seu dia; e santificavam as porções para os levitas, e os levitas santificavam para os filhos de Arão.