Após as catástrofes terríveis que sofrera, e uma semana de silêncio em grande dor na companhia de seus três amigos silenciosos, Jó expressou em palavras os pensamentos que o estavam oprimindo, sob a crítica e olhos acusadores dos seus amigos.
Primeiro, ele amaldiçoou o dia em que nasceu e a noite em que diziam que fora concebido:
"Que pereçam ao mesmo tempo"
"Que aquele dia se converta em trevas ... "
"Que aquela noite seja tomada pela escuridão..., não é para ser contada"
"Que aqueles que amaldiçoam o dia amaldiçoem a noite, aqueles que são peritos em suscitar o leviatã".
"Que aquela noite nunca veja a luz... "
Segundo o dicionário bíblico de Easton, leviatã é uma palavra transliterada do hebraico (livyathan), que significa " torcida”, "enrolada". Alguns interpretam isso como um dragão, outros como um animal de grande porte existente hoje, mas parece mais provável que tenha sido um dinossauro, agora extinto, pois se encaixa melhor com a descrição dada no final do livro. Era claramente uma criatura terrível, para não ser despertada levianamente.
Nos dez primeiros versículos , Jó estava simplesmente dizendo: "Eu desejo que nunca tivesse existido." Desejava que a data em que nascera e a noite em que fora dada a notícia que tinha sido concebido, fossem eliminadas do calendário, e isso só era possível se não tivesse existido. A referência sobre os que são peritos em despertar o leviatã não é clara. Alguns analistas sugerem que naqueles tempos se contratavam pessoas para pronunciar maldições, e Jó gostaria que figurativamente despertassem o leviatã para engolir esse dia e essa noite.
Não é incomum que as pessoas digam que desejam que nunca tivessem vindo a existir, quando sob o peso de tensão mental e frustração devido a alguma catástrofe avassaladora ou decepção. Jó deve ter sido um homem de grande cultura, e assim pode expressar-se muito viva e poeticamente, mesmo quando em grande tristeza .
Jó então desejou que tivesse nascido morto: "Por que não nasci ao morrer?" Estava experimentando extrema dor física, assim como luto pela perda de sua família e bens. Nestas circunstâncias, não é de admirar que desejasse ter morrido ao nascer.
Essa poderia ter sido a encruzilhada da sua fé, quebrando muitos equívocos a respeito de Deus que prevalecem até hoje, como a ideia que Ele sempre nos mantém longe dos aborrecimentos e da dor, ou protege os nossos entes queridos. Jó estava sendo conduzido de volta aos princípios da sua fé em Deus. Tinha apenas duas escolhas:
A atitude "Eu gostaria de nunca ter nascido" nunca resolve qualquer dos problemas desta vida. Podemos desejar nunca ter nascido, mas não podemos desfazer o fato que nascemos. Podemos desejar morrer, mas não vamos morrer por desejar. É tudo um desperdício de tempo. Pode ajudar uma pessoa a se desabafar . Isto parece ser o que Jó estava fazendo agora.
Jó expressa os seus pensamentos sobre a morte como sendo o grande nivelador. Todos igualmente dormem, a criança que não chegou a nascer, os reis e os conselheiros da terra (que construíram grandes monumentos para si, e com o tempo se tornaram em ruínas), os príncipes mais ricos (que tiveram de deixar suas fortunas para trás), o ímpio (que já não pode causar mais problemas ), o cansado (agora em repouso), os presos (libertos agora) e o servo (livre do seu senhor). Os pequenos e os grandes ali se encontram.
Jó queixou-se que esse adormecimento lhe fora recusado. Para começar, desejou que nunca tivesse existido, mas como veio à luz, desejava ter morrido ao nascer. Não entra na questão de vida após a morte, e pode muito bem ser que ela não lhe tenha sido revelada. A sua visão é só deste mundo, e olha para a morte como sendo o descanso depois da vida neste mundo.
Tal atitude é muito comum, se não dominante, em nossos dias, e está expresso na sigla RIP em lápides. No entanto Deus já revelou à humanidade de forma muito clara, em Sua palavra, que após a morte o pecador não salvo estará em tormentos e o justo será bem aventurado (Lucas 16:23).
Na sequência destes pensamentos, Jó se perguntou por que é que quem está em sofrimento e com a alma amargurada, e anseia e busca ansiosamente pela morte (como ele) é mantido vivo? Alguém que se alegraria muito em morrer?
Essa pergunta é feita vez após vez, quando vemos ou experimentamos grande sofrimento, e até mesmo alguns médicos estão dispostos a praticar a eutanásia para aliviar seus pacientes de uma dor excruciante quando nenhuma esperança de cura parece existir.
Jó tinha temido a Deus e evitado o mal de uma forma que fez dele um excelente exemplo para todos, mas agora estava sobrepujado pelas calamidades que sofrera ao ponto de odiar a sua vida. Todos os princípios pelos quais vivera estavam desmoronando, e ele começou a perder a sua perspectiva.
As tribulações e a tristeza, temporárias ou duradouras, não destroem o verdadeiro propósito da vida. A vida não é dada apenas para a felicidade e a realização pessoal, mas para servirmos e honrarmos a Deus. O valor e o significado da vida não se baseiam no que sentimos, mas na única realidade que ninguém pode tirar - o amor de Deus para nós.
Não devemos supor que, porque Deus verdadeiramente nos ama, Ele sempre evitará o nosso sofrimento. O oposto pode ser verdadeiro. O amor de Deus não pode ser medido ou limitado por quanto mais ou menos podemos sofrer. Romanos 8:38 e 39 nos ensinam que nada pode nos separar do amor de Deus .
Jó indaga "Por que se concede luz ao homem cujo caminho está escondido, e a quem Deus cercou de todos os lados?" (versículo 23). No primeiro capítulo Satanás havia afirmado que Deus tinha construído uma cerca em volta do Jó para protegê-lo. Agora, Jó diz que Deus lhe havia cercado de todos os lados contra o desfruto da vida e pergunta porque foi lhe dada a vida em tais condições ?
Jó estava muito aflito porque o que muito temia tinha caído sobre ele, e aquilo do que se apavorava lhe tinha acontecido . Mesmo nos tempos em que estivera desfrutando paz e prosperidade com a sua família e propriedades, tinha ainda se preocupado com a incerteza do futuro. Embora servisse o verdadeiro Deus e lhe oferecesse sacrifícios regularmente, não tinha certeza que as coisas boas que tinha na vida continuariam indefinidamente. Temia muito que pudessem chegar a um fim.
Esse é o medo de muita gente hoje. Temem que algo terrível venha a lhes acontecer, como veem acontecer com outras pessoas no mundo inteiro. Esse medo traz ansiedade e depressão mental, que estraga a vida até mesmo daqueles que, não fosse isso, considerariamos ser os mais felizes entre os homens.
Poderia parecer que Jó tinha boas razões agora para perder a sua fé, e maldizer a Deus como Satanás pensava que iria fazer. Mas não o fez. Esta foi apenas a queixa amarga de um homem que sentia o gosto da borra no fundo da taça da vida e não entendia porque isso lhe acontecera. Jó ainda não tinha a resposta.
R David Jones
1 Depois disso abriu Jó a sua boca, e amaldiçoou o seu dia.
2 E Jó falou, dizendo:
3 Pereça o dia em que nasci, e a noite que se disse: Foi concebido um homem!
4 Converta-se aquele dia em trevas; e Deus, lá de cima, não tenha cuidado dele, nem resplandeça sobre ele a luz.
5 Reclamem-no para si as trevas e a sombra da morte; habitem sobre ele nuvens; espante-o tudo o que escurece o dia.
6 Quanto àquela noite, dela se apodere a escuridão; e não se regozije ela entre os dias do ano; e não entre no número dos meses.
7 Ah! que estéril seja aquela noite, e nela não entre voz de regozijo.
8 Amaldiçoem-na aqueles que amaldiçoam os dias, que são peritos em suscitar o leviatã.
9 As estrelas da alva se lhe escureçam; espere ela em vão a luz, e não veja as pálpebras da manhã;
10 porquanto não fechou as portas do ventre de minha mãe, nem escondeu dos meus olhos a aflição.
11 Por que não morri ao nascer? por que não expirei ao vir à luz?
12 Por que me receberam os joelhos? e por que os seios, para que eu mamasse?
13 Pois agora eu estaria deitado e quieto; teria dormido e estaria em repouso,
14 com os reis e conselheiros da terra, que reedificavam ruínas para si,
15 ou com os príncipes que tinham ouro, que enchiam as suas casas de prata;
16 ou, como aborto oculto, eu não teria existido, como as crianças que nunca viram a luz.
17 Ali os ímpios cessam de perturbar; e ali repousam os cansados.
18 Ali os presos descansam juntos, e não ouvem a voz do exator.
19 O pequeno e o grande ali estão e o servo está livre de seu senhor.
20 Por que se concede luz ao aflito, e vida aos amargurados de alma;
21 que anelam pela morte sem que ela venha, e cavam em procura dela mais do que de tesouros escondidos;
22 que muito se regozijam e exultam, quando acham a sepultura?
23 Sim, por que se concede luz ao homem cujo caminho está escondido, e a quem Deus cercou de todos os lados?
24 Pois em lugar de meu pão vem o meu suspiro, e os meus gemidos se derramam como água.
25 Porque aquilo que temo me sobrevém, e o que receio me acontece.
26 Não tenho repouso, nem sossego, nem descanso; mas vem a perturbação.
Jó capítulo 3