TEMA: O amor divino, que procura a restauração do Seu povo desviado (cap. 2.14-19; 14.4-8).
MENSAGEM: Deus sofre quando Seu povo peca; Ele sente sua deslealdade, avisa-o de tribulação vindoura, anela a restauração.
ANÁLISE:
1. A infelicidade doméstica de Oséias (cap. 1 e 2). Casou-se com Gômer, e teve três filhos; ela abandonou-o e tornou-se prostituta. Israel também era infiel a Deus.
2. O amor do marido (cap 3). O profeta busca e resgata sua esposa (agora escrava) e a põe de novo em casa. Israel voltará a Deus.
3. Deus e Israel (cap 4 – 14). Não é fácil perceber a ordem cronológica e espiritual destes capítulos, mas o ensino é claro e tocante.
Os pecados de Israel (4-5).
Seu arrependimento vacilante (6-7).
Os tristes resultados do seu pecado; o amor de Deus; a rejeição temporária (8-13).
O amor triunfante: apelos do profeta e de Deus; Israel futuramente restaurado e curado (14)
Oséias profetizou em Israel durante 70 anos; foi contemporâneo de Isaías e Miquéias. É chamado "o profeta do coração quebrantado"; pela própria experiência trágica – a infidelidade de sua esposa – ele pode entender como Deus amava a Israel e desejava a restauração daquela nação infiel.
Oséias lamenta a imoralidade dos chefes em Israel, a sua confiança em Deus, a deslealdade ao concerto, salienta o amor e a lealdade de Deus.
São importantes as citações deste livro que se acham no Novo Testamento. Veja Mateus 2.15 e 9.13; Lucas 23.30; Romanos 9.25-26; Apocalipse 6.16.
NOTA: Veja também AQUI