O Senhor recompensou Jó generosamente por tudo que havia perdido por causa da sua provação, dobrando tudo o que tinha antes: dobrou o número de ovelhas, camelos, juntas de bois e jumentas, ele recebeu mais sete filhos e três filhas (presumivelmente os primeiros estavam agora no céu, por isso não se perderam), e viveu um período adicional de 140 anos (se a proporção foi mantida, ele teria 140 anos de idade quando foi atingido pela calamidade).
Suas três filhas eram excepcionalmente formosas, o que reflete o significado de seus nomes: Jemima (pomba), Quezia (cássia, casca de canela perfumada) e Quéren-Hapuque (maquilagem em torno dos olhos). Elas receberam uma herança entre seus irmãos, provavelmente algo raro em seu tempo.
O Senhor abençoou a Jó mais na última parte da sua vida do que no primeira. E assim Jó morreu velho e cheio de dias.
O Senhor Jesus disse que quem tenha deixado casa e família por amor do reino de Deus será recompensado generosamente (Lucas 18:29,30). Nossa restauração pode não ser do mesmo tipo e proporção como a de Jó, que foi tanto espiritual como material.
Nossa restauração completa pode não ser nesta vida - mas vai acontecer. Deus nos ama, e Ele é justo. Ele não só vai restaurar o que perdemos injustamente, mas ainda nos dará mais do que podemos imaginar, já que viveremos com Ele na eternidade.
Há também uma recompensa para aqueles que usam seus talentos com sabedoria no desenvolvimento do seu reino sobre a terra e aqueles que se agarram firmemente à sua fé através de todas as suas provações.
Não somos informados se o motivo da sua provação foi revelada a Jó antes de morrer. Certamente foi revelado ao autor do livro, mas não sabemos se foi escrito durante a sua vida.
Há muitas coisas que acontecem no mundo, incluindo para o povo de Deus, cujo motivo de ser é um mistério não revelado durante a vida de quem as vivencia. Temos de aprender com este livro para ser pacientes e confiarmos que o Deus onipotente e onisciente vai realizar Seus propósitos sábios e justos. Podemos depositar a nossa confiança n’Ele.
10 O Senhor, pois, virou o cativeiro de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o Senhor deu a Jó o dobro do que antes possuía.
11 Então vieram ter com ele todos os seus irmãos, e todas as suas irmãs, e todos quantos dantes o conheceram, e comeram com ele pão em sua casa; condoeram-se dele, e o consolaram de todo o mal que o Senhor lhe havia enviado; e cada um deles lhe deu uma peça de dinheiro e um pendente de ouro.
12 E assim abençoou o Senhor o último estado de Jó, mais do que o primeiro; pois Jó chegou a ter catorze mil ovelhas, seis mil camelos, mil juntas de bois e mil jumentas.
13 Também teve sete filhos e três filhas.
14 E chamou o nome da primeira Jemima, e o nome da segunda Quezia, e o nome da terceira Quéren-Hapuque.
15 E em toda a terra não se acharam mulheres tão formosas como as filhas de Jó; e seu pai lhes deu herança entre seus irmãos.
16 Depois disto viveu Jó cento e quarenta anos, e viu seus filhos, e os filhos de seus filhos: até a quarta geração.
17 Então morreu Jó, velho e cheio de dias.
Jé capítulo 42, versículos 10 a 17