Bildade disse a Jó que parasse de perder tempo com conversas tolas. Como Elifaz ele desprezou os argumentos do Jó, expressos em longas figuras de linguagem, embora todos falassem dessa forma. Em épocas anteriores, quando estava no poder e era próspero, Jó dava a última palavra em todos os debates (capítulo 29:22), e era muito respeitado. Mas porque ele era agora pobre e se achava humilhado, não era mais respeitado e até lhe foi dito que era desprovido de inteligência . "A sabedoria do pobre é desprezada, e as suas palavras não são ouvidas" (Eclesiastes 9:16).
Bildade disse que Jó os tratava como animais, e os considerava estúpidos. Estava exagerando, é claro, pois Jó tinha estado apenas reclamando da sua falta de simpatia por ele. Realmente os havia chamado de zombadores, tinha representado os dois como tolos e cruéis, desprovidos da razão e da compaixão dos homens, mas não os classificou como animais. Bildade se ressentiu do que Jó tinha dito, como se fosse o maior dos crimes. Homens orgulhosos tendem a se achar mais menosprezados do que realmente são. Ele também queria um pretexto para ser severo com Jó, e este seria que Jó o tinha ofendido.
Bildade também acusou Jó de arrogância e presunção, como se o curso da natureza devesse ser mudado e as regras de governo em vigor violadas para satisfazer o humor de Jó. Foi uma repreensão da justificação que Jó fez de si mesmo e das suas reclamações veementes, falsamente insinuando que Jó era um homem mau e se recusava a aceitar a punição que era uma consequência de seus pecados. Naturalmente, esperar que os decretos de Deus devem mudar, o Seu método ser alterado, e a Sua palavra falhar para nos agradar, é tão absurdo e irracional como pensar que a terra deve ser abandonada para nós e a rocha removida do seu lugar .
Bildade achava que sabia como o universo devia ser administrado, e viu Jó como sendo uma ilustração das consequências do pecado. Bildade rejeitou os protestos de inocência de Jó porque não se encaixavam com a sua perspectiva sobre a vida. É fácil condenar Bildade porque seus erros são evidentes a nós, que estamos muito mais bem informados e sabemos o motivo para as tribulações de Jó; mas, infelizmente, muitas vezes agimos da mesma forma quando as nossas ideias são ameaçadas.
O resto do discurso Bildade é inteiramente tomado por uma descrição elegante da condição miserável de um homem perverso, na qual há muita verdade:
uma condição pecaminosa é desastrosa, e a iniquidade sem arrependimento traz a ruína. (Mas não é verdade que todas as pessoas más são visivelmente e abertamente punidas neste mundo, ou que todos os que veem a sofrer uma grande angústia e problemas neste mundo devem ser consideradas como pessoas más, que estão pagando por seus pecados ).
a destruição do ímpio é prevista e prognosticada como o apagar da sua luz, a parte melhor e mais brilhante dele, de modo que ficará em total escuridão. Ele poderia estar se referindo às queixas de Jó sobre a grande aflição em que se encontrava, e as trevas nas quais brevemente faria a sua cama. Os ímpios podem ter alguma luz por um tempo, na forma de um pouco de prazer, alegria, esperança, riqueza, honra e influência. Mas a sua luz é apenas uma faísca (v. 5), e logo é completamente extinta. Ele nunca terá verdadeiro conforto, alegria e esperança. A pouca luz que está nele é de curta duração e qualquer pouca esperança que tenha perecerá quando morrer (Provérbios 11:7).
Satanás está se preparando para a sua destruição. Como o tentador, ele é o ladrão que lança a rede e o laço no caminho dos pecadores (v. 9) e eles serão apanhados. Se puder fazê-los pecadores como ele próprio, ele também os fará miseráveis como ele.
O ímpio se prepara para sua própria destruição por continuar no pecado, e assim construir a sua medida de culpa, enlaçado nas obras de suas próprias mãos (Salmo 09:16 ).
Deus está preparando para a sua destruição. O pecador está a preparar o combustível com o seu pecado e então Deus prepara o fogo com a sua ira. "O Senhor sabe como reservar para o dia do juízo os injustos, que já estão sendo castigados" (2 Pedro 2:9).
O ímpio é abatido e enfraquecido por terrores contínuos decorrentes de sentir a sua própria culpa e do medo da ira de Deus (v. 11,12). Aquilo em que confiava como sua força (a sua riqueza, poder, pompa, amigos e a dureza de seu próprio espírito) vai falhar no momento de necessidade. O envelhecimento e a enfermidade vão avisá-lo que o fim da sua vida na terra está próximo (v.13).
Mas o rei dos terrores é a morte (v.14), reservada para os ímpios, em virtude da qual os pecadores estão todos sujeitos à servidão durante a sua vida (Hebreus 2:15). É terrível para a natureza, mas para o ímpio é pior porque acaba aquela a vida na qual baseou a sua felicidade, seu corpo é totalmente destruído e esquecido (v. 15-17).
Ele é então conduzido a partir da luz deste mundo para uma existência nas trevas absolutas (v. 18), a escuridão do inferno, para nunca mais ver a luz (Salmo 49:19), nem o mínimo lampejo, nem qualquer esperança de tê-lo. Como são felizes, então, os santos, e quanto devem ao Senhor Jesus, por quem a morte é abolida em tal medida, e alterado o seu significado, que este rei dos terrores se torna um amigo e servo!
Toda a sua honra irá jazer e ser perdida na poeira, ou manchada com infâmia perpétua, para que ele não tenha nenhum nome na rua, partindo sem ser desejado. Assim, os julgamentos de Deus o seguirão, após a morte, neste mundo, como uma indicação da miséria em que a sua alma estará após a morte, e um penhor da vergonha e do desprezo eternos para os quais vai ressuscitar no grande dia. "A memória do justo é abençoada, mas o nome dos ímpios apodrecerá" (Provérbios 10:07).
Seus descendentes serão expulsos ou desaparecerão, v. 19. O pecado implica uma maldição sobre a posteridade, e a iniquidade dos pais muitas vezes traz castigo sobre os filhos.
Há um espanto universal pela sua queda , v.20 . Isso assusta aqueles que a veem, pois é súbita, horrível e ameaçadora a todos em seu redor; e os que vierem depois se espantarão quando ouvirem sobre o assunto.
Esse é quase todo o conhecimento existente na era patriarcal da justiça de Deus e da perdição dos ímpios, ou daqueles que não conhecem a Deus. É baseado na tradição através das gerações precedentes e nas suas muitas observações da Sua providência (v. 21) .
Aqui vemos o começo e o fim da maldade deste mundo iníquo :
O seu início é a ignorância de Deus, e é uma ignorância deliberada, pois há suficiente evidência d’Ele para que todo mundo fique indesculpável. Toda a criação em torno de nós é uma prova sólida de que o Deus Todo Poderoso é real. As teorias da evolução foram inventadas a fim de impedir as mentes pesquisantes de encontrarem a causa real da nossa existência, e o homem pecador se esconde atrás delas para não ter que enfrentar a realidade de um Criador santo que irá responsabilizá-lo por suas ações. Prossegue cometendo toda a espécie de iniquidade, confiando que ficará impune .
O seu fim é total e eterna destruição:
a) Os ímpios serão consignados às trevas eternas, longe da presença de Deus: "a perdição eterna, banidos da face do senhor e da glória do seu poder" (2 Tessalonicenses 1:9)
b) O que ficar sobre a terra será completamente destruído e substituído por um novo céu e uma nova terra.
1 Então respondeu Bildade, o suíta:
Job
2 Até quando estareis à procura de palavras? considerai bem, e então falaremos.
3 Por que somos tratados como gado, e como estultos aos vossos olhos?
4 Oh tu, que te despedaças na tua ira, acaso por amor de ti será abandonada a terra, ou será a rocha removida do seu lugar?
5 Na verdade, a luz do ímpio se apagará, e não resplandecerá a chama do seu fogo.
6 A luz se escurecerá na sua tenda, e a lâmpada que está sobre ele se apagará.
7 Os seus passos firmes se estreitarão, e o seu próprio conselho o derribará.
8 Pois por seus próprios pés é ele lançado na rede, e pisa nos laços armados.
9 A armadilha o apanha pelo calcanhar, e o laço o prende;
10 a corda do mesmo está-lhe escondida na terra, e uma armadilha na vereda.
11 Terrores o amedrontam de todos os lados, e de perto lhe perseguem os pés.
12 O seu vigor é diminuído pela fome, e a destruição está pronta ao seu lado.
13 São devorados os membros do seu corpo; sim, o primogênito da morte devora os seus membros.
14 Arrancado da sua tenda, em que confiava, é levado ao rei dos terrores.
15 Na sua tenda habita o que não lhe pertence; espalha-se enxofre sobre a sua habitação.
16 Por baixo se secam as suas raízes, e por cima são cortados os seus ramos.
17 A sua memória perece da terra, e pelas praças não tem nome.
18 É lançado da luz para as trevas, e afugentado do mundo.
19 Não tem filho nem neto entre o seu povo, e descendente nenhum lhe ficará nas moradas.
20 Do seu dia pasmam os do ocidente, assim como os do oriente ficam sobressaltados de horror.
Job 18:21 Tais são, na verdade, as moradas do, impio, e tal é o lugar daquele que não conhece a Deus.
Jó capítulo 18