TEMA: O segundo templo; a vinda do Messias; a futura glória de Sião.
MENSAGEM: Deus estava com os judeus na reedificação do templo Ed 1, 3, 6; mas deviam afastar-se dos pecados de outrora. O sacerdócio seria purificado, e o reino gloriosamente estabelecido, depois da rejeição e subseqüente vitória do Messias.
ANÁLISE:
Chamada ao Arrependimento 1.1-6. Os judeus, restaurados do Exílio Babilônico, não deviam voltar aos pecados de seus pais, que desprezaram os profetas e sofreram as justas conseqüências.
Oito Visões 1.7 – 6.8: Todas vistas na mesma noite, com explicações por um anjo.
Cavalos e cavaleiros 1.7-17; O mundo em paz. Deus planeja grande bênção para Jerusalém.
Chifres e ferreiros 1.18-21: Os quatro grande povos que subjugaram Israel (Babilônia, Pérsia, Grécia, Roma). Eles mesmos seriam quebrados por Deus.
Jerusalém medida cap 2: Será engrandecida, protegida e glorificada por Deus.
Josué, sumo sacerdote cap 3: Este é o Jesua de Esdras 5.2. Representa o Israel pecaminoso, mas purificado e aceito por Deus, pela obra redentora do "Renovo" (Messias).
O Candelabro cap 4: Representa o templo, que Zorobabel (Esdras 5.2) acabaria de construir, no poder do Espírito Santo ("azeite"). As duas "oliveiras" eram Josué e Zorobabel; (veja Apocalipse 11.3-12; 1.5;3.14).
O rolo volante 5.1-4: A maldição da lei de Deus sobre o povo (Deuteronômio 27.15-26).
O efa volante 5.5-11: o pecado - a idolatria e a impureza – levado para a Babilônia, (veja Apocalipse 17.3-5).
Os quatro carros 6.1-8: Os juízos divinos sobre o mundo inimigo de Israel (veja Apocalipse 6.1-8).
O Renovo 6.9-15: A coroação simbólica de Josué, o sumo sacerdote, profetizando a união do sacerdócio e a monarquia, em o "Renovo" (Isaías 11.1; Mateus 2.23; Jeremias 23.5). Jesus era descendente de Zorobabel, da casa real de Davi (Mateus 1.12), também é Sumo Sacerdote sobre o povo remido, o verdadeiro Templo (Apocalipse 5.9-10).
O Jejum caps 7 e 8 : Religião sem moralidade. A desobediência dos judeus nos tempos passados. Deus ainda quer abençoá-los. A futura grandeza de Jerusalém.
Israel, Messias e Nações caps 9-14: A luta contra gregos e romanos. A vinda e vitória do Messias. A restauração de Israel (cap 9-10). A rejeição do Pastor; o Anticristo (cap 11). A salvação de Jerusalém e seu arrependimento (cap 12). O povo purificado; a vitória final, na vinda do Senhor; a glória milenar de Jerusalém (cap. 13-14).
Zacarias, filho de Berequias e neto de Ido, era de família sacerdotal (Neemias 12.4,16), que veio de Babilônia com Zorobabel e Josué (Jesua). Começou a profetizar no ano 520 a.C., uns dois meses depois de Ageu, com o motivo de animar os judeus na construção do novo templo (Ageu 1.1: Zacarias 1.1). Parece certa a identificação deste profeta com o Zacarias mencionado pelo Senhor em Mateus 23.35.
Embora começando com o tema da restauração do Santuário, Zacarias trata de várias fases da vida espiritual da nação, e na última parte do livro (caps 9-14), o profeta revela acontecimentos futuros, ligados com a primeira vinda do Messias, a Sua rejeição, a Sua vitória final e Seu glorioso reino.
Referências proféticas ao Messias se acham nos seguintes trechos:
3.8-9; 13-1 .... Sua morte para expiação do pecado - 1ª Pe 2.24; 3.18
6.12 … Construtor da casa do Senhor - Mt 16.18; Ef 2.21
6.13; 9.10… Seu domínio universal como Rei e Sacerdote - Hb 5.9-10;
Fp 2.9-11.
9.9… Sua entrada em Jerusalém - Mt 21.5
11.12.... As 30 peças de prata - Mt 27.9-10
12.10.... As mãos traspassadas – Jo 19.37
13.7…O Pastor ferido – Mt 26.31
14.4-5 …Sua vida triunfante – Ap 19.11-16