A Palavra de Deus, inspirada pelo Espírito Santo, é a Bíblia, e ela está completa (Salmo 12:6,7, 2 Pedro 1:19, João 17:17, Mateus 24:35, Marcos 13:31, Lucas 21:33, Hebreus 1:1,2, João 17:17, Apocalipse 22:18,19). Deus, ou o Espírito Santo, não nos falam mais novidades, seja diretamente, ou através de pessoas ou instrumentos aqui na terra.
Em Efésios 4:11 lemos que Deus deu para a igreja homens "para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores". Os apóstolos, através do seu testemunho e ensino, foram o fundamento edificado sobre a Pedra fundamental, Cristo. Os profetas do Novo Testamento transmitiam a mensagem de Deus antes dele ter sido completado e publicado para as igrejas. Tanto os apóstolos como os profetas cessaram no primeiro século da era da igreja. Mas continuaram os evangelistas, os pastores e os doutores até hoje.
São dons de Deus para a igreja. Deus ou o Espírito Santo não falam diretamente a eles, muito menos é Deus ou o Espírito Santo que estão falando pela boca dos evangelistas, pastores ou doutores. Deus fala pela Sua Palavra, e a inspirou direta e inteiramente pelo Espírito Santo às pessoas que Ele escolheu especificamente para isto através dos tempos até os apóstolos.
Os evangelistas, os pastores e os doutores se destacam e são reconhecidos como tal por estarem cheios do Espírito Santo, do qual produzem seu fruto: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança (Gálatas 5:22), pelo seu amor a Deus e à Sua Palavra, e pela sua consagração. Os bispos, anciãos ou presbíteros de uma igreja local são os seus pastores (Atos 20:28), seus doutores e evangelistas (1 Timóteo 5:17).
Mas a Bíblia nos previne que haverá tempo em que as igrejas, não suportando a sã doutrina, amontoarão para sí doutores para suas próprias conveniências (2 Timóteo 4:3), até mesmo falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou (2 Pedro 2:1). Por isso, mais do que nunca, convém sempre conferir o ensino recebido com o que diz a Bíblia, segundo o sadio exemplo que nos deixaram os bereanos (Atos 17:11).
Seria ideal se os servos de Deus fossem todos perfeitos, e que a sua conduta correspondesse sempre ao ensino que transmitem. Sem dúvida alguém que não é capaz de colocar em prática em sua vída o que Deus ensina pela Sua Palavra dá um mau testemunho aos seus discípulos, mas nem por isso ele invalida o ensino em si. Cabe ao irmão ofendido chamar a atenção dele ao seu pecado conforme ensinado pelo Senhor Jesus (Mateus 18:15-20). Veja mais informações aqui.