Introdução. Esta Epístola nos avisa principalmente contra os erros da heresia do, assim chamado, "gnosticismo", sistema de filosofia religiosa cujos adeptos reclamavam conhecimento perfeito dos atributos de Deus (independentemente das Escrituras Sagradas). rejeitavam a doutrina bíblica da Criação e negavam a realidade do corpo humano de Cristo. Dois resultados da entrada do gnosticismo no ambiente cristão eram a irreverência e a libertinagem (devassidão, imoralidade).
Note: 0 gnosticismo não se deve confundir com o "agnosticismo" dos nossos dias; este ensina que não se pode conhecer os atributos de Deus, enquanto que aquele ensinava que já os conheciam perfeitamente!…
A saudação. 0 autor desta Epístola não se diz apóstolo (entre os quais houve dois com o nome de Judas), mas simplesmente se chama "servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago" e, geralmente, se entende que ela foi escrita por Judas, um dos irmãos de Jesus Cristo (Mateus 13:55; Marcos 6:3) e irmão do autor da Epístola de Tiago (veja Atos 1:14;15.13).
A descrição dos leitores cristãos, como também a benção proferida, são tríplices:
a) V. 1 - "Chamados" - por Deus. para a salvação (Romanos 8:30). "Amados" - em Deus Pai, por serem filhos dEle (Romanos 8:15-16; 1a. João 3. "Guardados" - em Jesus Cristo e por Ele; o crente esta seguro, nas mãos do Salvador (João 10:28-30).
b) V. 2 - "Misericórdia" - quão essencial! (1a. João 2:1). "Paz" a paz de Deus no coração, no meio das tribulações desta vida (Filipenses 4.7). "Amor" - o mandamento do Senhor (João 15:12; 1a. João 4.19).
0 perigo iminente. Eis o motivo da Epístola. Judas achou que a mais urgente necessidade era avisar os cristãos acerca de ensinadores falsos e ímpios que já tinham entrado nas igrejas, negando o Salvador e incitando os crentes a praticarem os mais graves pecados.
Os "falsos mestres" indicados em Mateus 24:11 e em 2a. Pedro 2:1-2 já se tinham introduzido nas igrejas e os crentes tinham o dever de "batalhar" pela doutrina evangélica - isto é, manter fielmente e defender resolutamente os ensinos fundamentais e básicos da fé cristã. Aqui não se trata da fé individual que é para a salvação, mas, sim, do total dos ensinos específicos que formam o cristianismo e o distinguem do judaísmo e das demais religiões.
Já entraram nas igrejas "homens ímpios" chamando-se cristãos, mas negando duas doutrinas principais do Evangelho: a) a divindade de Jesus Cristo; b) a vida santa como prova da fé em Cristo - pois eles "transformaram em dissolução (libertinagem) a graça de Deus". Judas salienta a divindade de Jesus - "nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo". Aqueles mestres" diziam "se somos salvos pela graça e não pelas obras, então podemos pecar à vontade!" - esquecendo-se que o pecador arrependido e crente em Cristo não terá "vontade" de pecar (Romanos 6.2, 17; 8.4-5; 1a. João 3 6-9).
O castigo dos ímpios. Aqui Judas cita três exemplos do castigo divino, nos tempos passados:
a) Os incrédulos e rebeldes em Israel, durante os quarenta anos no deserto. A nação foi salva do Egito e consagrada a Deus pelo batismo no Mar Vermelho, em Moisés seu chefe (veja 1a Coríntios 10:2). Porém, a maioria mostrou-se incrédula e desobediente e ficou destruída em períodos sucessivos (Êxodo 33:25-28; Números 33 etc.). Veja também 1a. Coríntios 10:5-8.
b) Anjos. A referência aqui é misteriosa, sendo semelhante à de 2a. Pedro 2:4. Os anjos rebeldes serão julgados, junto com Satanás, no fim do Milênio (Apocalipse 20:10).
c) Sodoma e Gomorra. Os habitantes destas cidades praticavam toda perversidade sexual (Gênesis 19:5, 8; veja também Romanos 1:27) 0 fogo que os destruiu é tornado como profético do fogo eterno reservado para todos os ímpios (Apocalipse 20.14-15).
Mestres ímpios. Eis uma descrição detalhada dos ensinadores apóstatas que entraram nas igrejas:
a) São indisciplinados. Não reconhecem autoridade superior, na família, na igreja ou no país; praticam a fornicação; rejeitam o ensino apostólico e difamam governos (v. 8). Mesmo Satanás, sendo de posição superior no mundo angélico, não foi injuriado pelo arcanjo Miguel (este incidente é mencionado somente aqui - veja mais detalhes); porém, essa gente zomba do que não entende e moralmente se comporta pior do que os animais.
b) No v. 11 os apóstatas são comparados com Caim, Balaão e Coré. 0 primeiro não governou suas paixões - ciúmes e raiva; Balaão, pelo amor ao dinheiro, desobedeceu a Deus e depois fez que o povo pecasse gravemente (Números 25:1-9- 31:8, 16); Coré difamou a Moisés e a Arão e rebelou-se contra eles (Números 16).
1 Judas, servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago, aos chamados, queridos em Deus Pai e conservados por Jesus Cristo:
2 a misericórdia, e a paz, e a caridade vos sejam multiplicadas.
3 Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da comum salvação, tive por necessidade escrever-vos e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos.
4 Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo.
5 Mas quero lembrar-vos, como a quem já uma vez soube isto, que, havendo o Senhor salvo um povo, tirando-o da terra do Egito, destruiu, depois, os que não creram;
6 e aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande Dia;
7 assim como Sodoma, e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se corrompido como aqueles e ido após outra carne, foram postas por exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno.
8 E, contudo, também estes, semelhantemente adormecidos, contaminam a sua carne, e rejeitam a dominação, e vituperam as autoridades.
9 Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda.
10 Estes, porém, dizem mal do que não sabem; e, naquilo que naturalmente conhecem, como animais irracionais, se corrompem.
11 Ai deles! Porque entraram pelo caminho de Caim, e foram levados pelo engano do prêmio de Balaão, e pereceram na contradição de Corá.
Judas versículos 1 a 11