Em seu livro, Habacuque se apresenta apenas como profeta, um mensageiro de Deus: a sua mensagem não é dirigida especialmente a uma pessoa ou grupo, mas é para conhecimento de todos através dos tempos.
Ele diz que "viu" essa mensagem: seria de esperar que ele tenha "ouvido" a mensagem, mas ao dizer que "viu" ele nos mostra que existe uma outra dimensão na profecia. A Bíblia várias vezes ressalta a importância de "abrir os olhos", e os profetas do Velho Testamento eram também chamados "videntes". Ao receber a profecia de Deus, Habacuque "viu" o que se passava ao seu redor, e também o que Deus lhe revelava que vinha depois.
Se quisermos discernir corretamente o que se passa em nosso mundo, é preciso "ver" as coisas sob a luz das Escrituras. É só assim que podemos encontrar a resposta de Deus às nossas perplexidades.
Embora nada se saiba sobre a pessoa de Habacuque, em sua profecia ele prevê a chegada dos babilônios em seus dias (v. 6), o que o coloca próximo a 615 a.C. , três anos antes da captura de Níneve pelos babilônios.
O livro está em forma de diálogo, em que o profeta faz duas reclamações (1:2-4 e 12-17), recebe a resposta chocante à primeira (1:5-11), e, depois de uma espera (2:1-4), Deus revela a solução da segunda (2:5-20). No meio (2:14) se acha a solução final. O profeta termina com uma oração, que é uma confissão e também um hino de louvor para ser acompanhado por instrumentos de cordas.
As duas reclamações são aplicáveis através dos tempos: Habacuque obviamente tinha muita fé que Deus era soberano e controlava todo o desenrolar da história, mas a situação do seu mundo lhe causava perplexidade, pois a impiedade e a injustiça prevaleciam por toda a parte. De uma maneira geral, não era diferente do que vemos em nossos dias, vinte e seis séculos mais tarde. Há muito que aprender, portanto, das respostas que as reclamações receberam da parte de Deus.
Pode parecer que Deus não está no controle do desenrolar da história, mas Ele é soberano e onisciente, e tem propósitos perfeitos para toda a eternidade. A Sua Palavra nos revela os Seus propósitos que dizem respeito à nós, os seres humanos, mas não entra em todos os detalhes de como serão alcançados. A profecia de Habacuque nos dá um esboço geral, complementado por outras profecias, tanto do Velho como do Novo Testamento.
O oráculo que o profeta Habacuque viu.
Habacuque capitulo 1, vers. 1