A devastação da Terra (24:16b a 20)
Voltando ao assunto do julgamento, Isaías expressa sua aflição pois embora Deus esteja sendo louvado por multidões desde os confins da terra, o julgamento do mundo continuará a ser executado: “Mas eu digo: Emagreço, emagreço, ai de mim! Os pérfidos tratam perfidamente; sim, os pérfidos tratam muito perfidamente. ”
Isaías enfatiza a impossibilidade de escapar dos julgamentos nos dois versículos seguintes.
No versículo 17, ele introduz três elementos dos quais os habitantes da terra não poderão escapar: o pavor, a cova, e o laço. Os que escaparem do pavor cairão na cova, e os que tentarem escapar da cova serão apanhados pelo laço. Realmente, os julgamentos da Grande Tribulação são inescapáveis.
No versículo 18 há uma referência ao dilúvio: “as janelas do alto se abriram, e os fundamentos da terra tremem. “ São assertivas semelhantes às que foram feitas sobre o dilúvio do tempo de Noé em Gênesis 7:11 e 8:2. Assim como o dilúvio, os julgamentos cairão sobre toda a terra e seus habitantes, destruindo grande parte da humanidade e deixando apenas um pequeno remanescente. O livro do Apocalipse nos informa que, ao fim da Grande Tribulação, entre dois terços e três quartos da superfície da Terra e sua população terão sido destruídos.
Os versículos 19 e 20 confirmam novamente que um dos propósitos da Tribulação é dar um fim à transgressão: “e a sua transgressão se torna pesada sobre ela, e ela cai, e nunca mais se levantará”.
No versículo 19, o texto hebraico é ainda mais enfático e se traduz literalmente assim: “Derrubada, há um despedaçamento da terra; toda rachada, há uma rachadura através da terra; abalada, há um sacudimento da terra”. No versículo 20, enquanto estes julgamentos são derramados sobre a terra por Deus, ela aparenta estar embriagada. A terra é sacudida tão violentamente que cambaleia como um bêbado. Se pudesse ser vista da lua, a terra pareceria estar balançando como uma rede, incapaz de endireitar seu percurso ao redor do sol, mas cambaleando para a frente e para trás como se a terra fosse um globo embriagado.
Concluindo, é declarado no versículo 20 que a transgressão da terra cairá e nunca mais se levantará, assim cumprindo o propósito da Grande Tribulação.
16 b ...Mas eu digo: Emagreço, emagreço, ai de mim! os pérfidos tratam perfidamente; sim, os pérfidos tratam muito perfidamente.
17 O pavor, e a cova, e o laço vêm sobre ti, ó morador da terra.
18 Aquele que fugir da voz do pavor cairá na cova, e o que subir da cova o laço o prenderá; porque as janelas do alto se abriram, e os fundamentos da terra tremem.
19 A terra está de todo quebrantada, a terra está de todo fendida, a terra está de todo abalada.
20 A terra cambaleia como o ébrio, e balanceia como a rede de dormir; e a sua transgressão se torna pesada sobre ela, e ela cai, e nunca mais se levantará.
Isaías capítulo 24:16 b a 20