A glorificação mundial do nome de Deus (24:14-16a)
A glorificação partirá de todas as direções:
Do Oeste “Estes alçarão a sua voz, bradando de alegria; por causa da majestade do Senhor clamarão desde o mar” (versículo 14). A expressão “desde o mar” sempre significa “do oeste” de Israel. Os de lá alçarão a sua voz bradando de alegria para glorificar a majestade do SENHOR.
Do Leste “Deem glória, pois ao SENHOR no oriente, e nas ilhas do mar exaltem o nome do SENHOR, o Deus de Israel” (versículo 15 – NVI).
Finalmente, virá de todas as partes do mundo “Dos confins da terra ouvimos cantar: Glória ao Justo. ” (Versículo 16). Em meio ao colossal julgamento da Grande Tribulação que envolverá toda a terra, na Grande Tribulação, e a remoção de todas as coisas que traziam alegria, haverá ainda um número imenso de conversões entre os judeus e os gentios. São estes que cantarão glorificando a Deus pela Sua justiça depois do arrebatamento da Igreja.
Isaías não nos fornece detalhes, mas o capítulo 7 do Apocalipse segue o mesmo delineamento que Isaías 24, como vemos nesta comparação:
Apocalipse 6 descreve o Julgamento dos Selos, em que haverá uma destruição imensa da superfície e população da terra. Em Isaías 24:1-13 encontramos esses mesmos julgamentos.
Em Apocalipse 7:1-8 um grupo de pessoas está glorificando o nome do Senhor: os 144.000 judeus convertidos. Apocalipse 7:9-17 nos fala da “multidão que ninguém pode contar de todas as nações, tribos, povos e línguas” que terão sido martirizados durante a Grande Tribulação. Em Isaías 24:14-16a temos a descrição da glorificação do nome de Deus com grande voz: “Salvação ao nosso Deus, que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro”.
Em Apocalipse 8-9 encontramos detalhes do Julgamento das Trombetas. A devastação da terra correspondente a esses julgamentos é descrita em Isaías 24:16b a 20, que estudaremos a seguir.
14 Estes alçarão a sua voz, bradando de alegria; por causa da majestade do Senhor clamarão desde o mar.
15 Por isso glorificai ao Senhor no Oriente, e na região litorânea do mar ao nome do Senhor Deus de Israel.
16 Dos confins da terra ouvimos cantar: Glória ao Justo...
Isaías 14, versículos 14 a 16a