A onisciência de Deus- versículos 4 e 5
Nestes versículos temos demonstrado o absoluto conhecimento de Deus de tudo através do tempo, que para nós é passado, presente e futuro, tendo este exemplo de Jeremias:
Antes da sua concepção: “Antes que eu te formasse no ventre te conheci”. Isto significa que Deus conhecia Jeremias antes mesmo que ele existisse. No entanto, a palavra hebraica traduzida “conheci” significa mais do que simples conhecimento: há duas palavras hebraicas para “conhecer”, a primeira significa “ter conhecimento por ouvir” e a segunda “ter conhecimento por experiência própria” e esta última é a palavra usada aqui. Deus “conhecia” Jeremias por experiência. Mesmo antes de Jeremias ser concebido no ventre da sua mãe, Deus, em Sua onisciência, já o conhecia e tinha intimamente dado a Jeremias a missão de ser convocado a profetizar, e de lhe fazer as promessas contidas neste capítulo.
Antes do seu nascimento: “antes que saísses da madre te santifiquei”. Após ter sido concebido, mas antes de ser dado à luz, Deus o santificou. “Santificar” significa colocar à parte para um determinado destino.
Jeremias fora separado para ser profeta: “às nações te dei por profeta”. Antes de nascer e ter tempo de poder manifestar suas qualidades morais e espirituais Deus já o havia escolhido porque sabia como seriam, devido à sua onisciência. Isto se vê em muitos outros casos relatados na Bíblia, como: o sol e a lua (Gênesis 1:17), Abraão (Gênesis 17:5), Moisés (Êxodo7:1), o Messias (Isaías 49:6) e mesmo o apóstolo Paulo (Gálatas 1:15).
A objeção de Jeremias – versículo 6
Jeremias disse “Ah, Senhor Deus! Eis que não sei falar; porque sou um menino.” Em hebraico, a expressão “Ah” é uma expressão de lamento. Ele não queria ser profeta, e lamentou ser convocado para ser essa função. Sua desculpa era não saber falar. A palavra “saber” significa não ter experiência para falar em público, porque era “um menino”. A palavra “menino” não significa necessariamente que tinha pouca idade – a palavra hebraica com essa tradução é naar e é usada para um homem de quarenta e cinco anos em Êxodo 33:11. Ela basicamente se refere à pouca experiência, no caso de Jeremias seria de falar em público.
A resposta de Deus – versículos 7 e 8
A resposta de Deus foi tríplice:
a) Negou a primeira objeção de Jeremias no versículo 6: “Não digas eu sou um menino”.
b) Deus esclareceu a missão com dois pontos: “a todos a quem eu te enviar, irás” e “tudo quanto te mandar dirás”. Em outras palavras, não é necessária experiência, porque só vai repetir o que Deus diz. Então a missão de Jeremias era simples: ir onde Deus ordenasse e falar o que Deus lhe mandasse.
c) Deus prometeu algo que daria segurança a Jeremias. Jeremias não devia temê-los porque Deus estaria com ele para livrá-lo. Era uma promessa que Deus não fez a todos os profetas. Deus prometeu que Jeremias seria protegido, e sua vida seria poupada. Os inimigos de Jeremias lhe causariam muito sofrimento: males físicos, mentais, emocionais e espirituais. Porém não tinham poder para lhe tirar a vida, por mais que tentassem em mais de uma ocasião.
Sua confirmação – versículos 9 e 10
No versículo 9, as palavras de Deus foram então colocadas na boca de Jeremias. Ao tocar a boca de Jeremias, Deus indicou que as palavras que o profeta falaria seriam efetivamente palavras de Deus, portanto ele estará apenas repetindo o que fora mandado dizer.
É semelhante à experiência de Isaías quando Isaías foi chamado para a obra profética em Isaías 6:6-7: “Então voou para mim um dos serafins, trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; e com a brasa tocou-me a boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniquidade foi tirada, e perdoado o teu pecado.”
As bocas de Jeremias e Isaías foram tocadas, embora por um motivo ligeiramente diferente. Mas ambos foram chamados para serem profetas. A boca de Isaías foi tocada para remover seus pecados e iniquidades. Isaías queria ser profeta. No versículo 8 dessa passagem, quando a pergunta foi feita no céu: “A quem enviarei e quem há de ir por nós?” Isaías imediatamente respondeu: “Eis-me aqui, envia-me a mim”. Isaías não reagiu contra seu chamado profético. Mas Jeremias reagiu, portanto Deus tocou a boca de Jeremias por um motivo diferente. Mas o contexto é similar. Deus estava colocando as Suas palavras dento da boca do profeta Jeremias, e as palavras que falasse seriam as palavras de Deus.
No versículo 10 encontramos uma declaração que o profeta havia sido dotado de autoridade profética sobre nações e reinos. Esta autoridade, dada a Jeremias, não é autoridade política ou autoridade real, nem mesmo autoridade religiosa no sentido de governar religiosamente sobre essas nações. É uma autoridade espiritual, profética.
Com essa autoridade ele fará duas declarações proféticas, uma de destruição, outra de restauração. O lado negativo da sua mensagem de destruição é caracterizado por quatro palavras-chave: arrancar, derribar, destruir e arruinar. O lado positivo da mensagem de Jeremias, de restauração, é descrito por duas: edificar e plantar.
Isto define o tom do livro, porque a maior parte da mensagem de Jeremias concerne o lado negativo. Ambos os aspectos são verdadeiros quanto a judeus e gentios. O livro não foi escrito em ordem cronológica, mas por assunto. As profecias sobre Judá nos capítulos 2 a 45 mencionam tanto destruição quanto restauração. Nos capítulos 46 a 51 ele trata das nações gentias, também sobre destruição e restauração. Mas Jeremias tem mais sobre destruição do que restauração.
4 Ora veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:
5 Antes que eu te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre te santifiquei; às nações te dei por profeta.
6 Então disse eu: Ah, Senhor Deus! Eis que não sei falar; porque sou um menino.
7 Mas o Senhor me respondeu: Não digas: Eu sou um menino; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar dirás.
8 Não temas diante deles; pois eu sou contigo para te livrar, diz o Senhor.
9 Então estendeu o Senhor a mão, e tocou-me na boca; e disse- me o Senhor: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca.
10 Olha, ponho-te neste dia sobre as nações, e sobre os reinos, para arrancares e derribares, para destruíres e arruinares; e também para edificares e plantares.
11 E veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Que é que vês, Jeremias? Eu respondi: Vejo uma vara de amendoeira.
12 Então me disse o Senhor: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir.
13 Veio a mim a palavra do Senhor segunda vez, dizendo: Que é que vês? E eu disse: Vejo uma panela a ferver, que se apresenta da banda do norte.
14 Ao que me disse o Senhor: Do norte se estenderá o mal sobre todos os habitantes da terra.
15 Pois estou convocando todas as famílias dos reinos do norte, diz o Senhor; e, vindo, porá cada um o seu trono à entrada das portas de Jerusalém, e contra todos os seus muros em redor e contra todas as cidades de Judá.
16 E pronunciarei contra eles os meus juizos, por causa de toda a sua malícia; pois me deixaram a mim, e queimaram incenso a deuses estranhos, e adoraram as obras das suas mãos.
17 Tu, pois, cinge os teus lombos, e levanta-te, e dem-lhes tudo quanto eu te ordenar; não desanimes diante deles, para que eu não te desanime diante deles.
18 Eis que hoje te ponho como cidade fortificada, e como coluna de ferro e muros de bronze contra toda a terra, contra os reis de Judá, contra os seus príncipes, contra os seus sacerdotes, e contra o povo da terra.
19 E eles pelejarão contra ti, mas não prevalecerão; porque eu sou contigo, diz o Senhor, para te livrar.
Jeremias capítulo 1, versículos 4 a 10