Jeremias nasceu em Anatote, cidade da tribo de Benjamim, uns poucos quilômetros ao norte de Jerusalém, filho de Hilquias, sumo sacerdote durante o reinado de Josias sobre Judá. Foi Hilquias quem achou o livro da lei durante o tempo de Josias (veja AQUI).
A descoberta da lei do Senhor dada a Moisés provocou o renascimento espiritual do povo durante o reinado de Josias. Os avivamentos não são causados por homens, mas pela palavra de Deus. Nunca um homem, mas o Livro. A palavra de Deus é também responsável por todo o reavivamento que houve na igreja do Senhor Jesus. É verdade que Deus tem usado homens, mas sempre foram movidos pelo Espírito Santo, através da Bíblia. O registro deste reavivamento e seu efeito é encontrado nos livros históricos de 2 Reis (capítulo 22) e 2 Crônicas (capítulo 34).
Segundo o comentarista William Kelly “O caráter e estilo de Jeremias, diferentes em comparação com Isaías, devem ser evidentes a qualquer leitor atento. Aqui temos, não os magníficos desdobramentos dos propósitos de Deus para essa terra de que Israel era o centro, mas temos a profecia lidando com as almas do povo de Deus em sua moral. Sem dúvida, são pronunciados julgamentos sobre os pagãos ainda que a intenção era atuar sobre a consciência do judeu, e neste sentido vemos o quanto o espírito de Deus faz da experiência do próprio Jeremias. De todos os profetas, não temos nenhum que analisou tanto seus sentimentos, seus pensamentos, seus próprios caminhos, seu próprio espírito.”
Josias tinha oito anos quando subiu ao trono, e reinou por trinta e um anos. Jeremias começou seu ministério quando Josias tinha vinte e dois anos de idade e aparentemente Jeremias tinha vinte. Ambos eram jovens e foram, provavelmente, amigos.
Jeremias profetizou durante dezoito anos do reinado de Josias, e compareceu enlutado ao seu funeral (ver 2 Crônicas 35:25). Josias tinha cometido uma grande tolice (mesmo os homens de Deus às vezes fazem coisas tolas): ele fora guerrear contra o faraó do Egito, embora este não quisesse agredi-lo, e acabou sendo morto por ele. Jeremias lamentou sua morte, porque Josias tinha sido um bom rei. Este foi o último reavivamento acontecido com o povo de Judá. Após a morte de Josias, Jeremias previu que a nação iria cair nas mãos dos seus inimigos, dos quais não seria libertada até depois do cativeiro na Babilônia.
1 As palavras de Jeremias, filho de Hilquias, um dos sacerdotes que estavam em Anatote, na terra de Benjamim;
2 ao qual veio a palavra do Senhor, nos dias de Josias, filho de Amom, rei de Judá, no décimo terceiro ano do seu reinado;
3 e lhe veio também nos dias de Jeoiaquim, filho de Josias, rei de Judá, até o fim do ano undécimo de Zedequias, filho de Josias, rei de Judá, até que Jerusalém foi levada em cativeiro no quinto mês.
Jeremias capítulo 1, versículos 1 a 3