Não temos um estudo específico sobre o assunto, mas alguma coisa pode ser aprendida AQUI.
A dificuldade em discernir a divisão entre "alma" e "espírito" é evidenciada pelo fato que "a palavra de Deus ... penetra até a divisão de alma e espírito" (Hebreus 4:12), coisa que é praticamente impossível para o ser humano.
Muitas tentativas foram feitas até hoje para separar a alma do espírito, mas nenhuma pode ser considerada perfeita, pois no texto bíblico essas duas palavras são frequentemente intercambiáveis.
O famoso expositor Vine nos informa o seguinte:
"A linguagem de Hebreus 4:12 sugere a dificuldade extrema de se distinguir entre a alma e o espírito, semelhantes tanto em sua natureza quanto em suas atividades. Em geral o espírito é o elemento mais nobre, a alma o inferior. O espírito pode ser reconhecido como o princípio de vida dado ao homem por Deus, a alma como a vida constituída no indivíduo, e o corpo é o organismo material animado por alma e espírito.
"O corpo e a alma são os componentes do homem de acordo com Mateus 6:25, 10:28; Lucas 12:20; Atos 20:10; o corpo e o espírito de acordo com Lucas 8:55; 1Coríntios 5:3, 7:34; Tiago 2:26. Em Mateus 26:38 as emoções são associadas com a alma, em João 13:21 com o espírito; compare também Salmo 42:11 com 1 Reis 21:5. Em Salmo 35:9 a alma se alegra em Deus, em Lucas 1:47 o espírito. "
Segundo Cremer:
"Aparentemente, então, as relações podem ser resumidas assim: corpo (soma) e espírito (pneuma) podem ser separados, espírito (pneuma) e alma (psuche) só podem ser distinguidos".
Não é verdade que você tenha um clone, pois seria notícia de âmbito internacional. Por enquanto a clonagem humana é apenas ficção científica, e, na minha opinião, assim vai continuar. Os riscos de graves imperfeições são reconhecidamente imensos e, a despeito do sensacionalismo encontrado em alguns órgãos da mídia, não há como superá-los. Logo, a sua pergunta carece de qualquer base. É certo que toda a vida provém de Deus: nenhum cientista consegue dar vida às coisas inanimadas, nem transferir vida de um organismo vivo para uma coisa inanimada, e este é um dos muitos grandes obstáculos à teoria da evolução. O ser humano tem vida, como os outros seres viventes, mas além disso tem um espírito que provém de Deus (Eclesiastes 12:7). Se, porventura, um cientista conseguisse superar todas as dificuldades e produzir uma réplica de um ser humano usando uma das suas células, teria esta também um espírito próprio? Essa pergunta é de âmbito especulativo e não tem resposta.
Realmente não é bem assim. Vou explicar de maneira bem simples: de fato o ser humano se compõe de corpo, alma e espírito:
A criação do homem, completo, se acha relatada em Gênesis 2:7 e 21-24. Sobre a sua reprodução, leia AQUI. A morte significa "separação".
Existe a morte espiritual, mais importante, que ocorreu no momento em que o primeiro casal, feito por Deus, desobedeceu ao seu único mandamento, que foi o de não comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal (Gênesis 2:17, 3:6). Neste instante eles se tornaram rebeldes e perderam a comunhão que gozavam com Deus: morreram espiritualmente assim como toda a sua descendência.
A morte física, natural, ocorre apenas com o corpo, que um dia vai deixar de se prestar ao nosso uso, seja por envelhecimento, enfermidade ou por acidente. Quando o homem foi criado, Deus lhe proveu um alimento especial para conservação permanente do corpo, chamado "o fruto da árvore da vida", mas ao desobedecer, esse alimento lhe foi retirado (Gênesis 3:22).
A alma e o espírito, no entanto, são indestrutíveis e continuam a viver em um ambiente diferente, que chamamos "espiritual", onde se encontram inumeráveis outras criaturas de Deus e lugares especiais de que lemos na Bíblia. Ela nos fala apenas daquilo que nos concerne sobre esse ambiente e, respondendo à sua pergunta, atualmente a alma e o espírito humano vão para um entre dois destes lugares:
A presença de Cristo: Ele está assentado nos céus à direita do trono de Deus (Colossenses 3:1, Hebreus 8:1, 10:12). Para ali vão os que foram "vivificados" em Cristo. Explicando muito resumidamente: como vimos acima, toda a humanidade está morta espiritualmente, separada de Deus. Para ter vida novamente, é preciso que cada indivíduo concorde em receber Cristo como seu Salvador, arrependendo-se e deixando o seu pecado e submetendo-se a Cristo como seu único Senhor. É o que a Bíblia chama de morrer para si e viver para Cristo ou seja, ser "vivificado". O apóstolo Paulo disse que tinha desejo de partir (morrer fisicamente) e estar Cristo, porque para ele isso era muito melhor (Filipenses 1:23).
Um lugar afastado de Deus, à espera do julgamento final: todo aquele que rejeita Cristo, já está condenado (João 3:18). É um lugar de sofrimento, por exemplo, leia em Mateus 8:12, 13:42, 22:13. 25:30, Lucas 16:24. Um dia, haverá um julgamento final de todos eles, e os que não tiverem seus nomes inscritos no "livro da vida" serão lançados no lago de fogo para toda a eternidade (Apocalipse 20:15).
Para informações mais detalhadas, leia o livreto
"O ser humano e seu destino" de Ronaldo E. Watterson
(clique AQUI)