Em vista das realidades expostas nos versículos precedentes, chegamos à conclusão lógica que o Senhor Jesus é capaz de "salvar perfeitamente os que por Ele se chegam a Deus, porquanto vive sempre para interceder por eles" (capítulo 7:25). O presente do indicativo do verbo traduzido "pode salvar," indica que Sua atividade na salvação do pecador vai muito além do único momento em que o novo crente inicialmente recebe a salvação. Seu poder de salvação se estende ao longo de cada momento da vida de cada crente, garantindo a nossa salvação hoje, bem como nossa eventual chegada à Sua presença ao findar nossa vida aqui. Essa salvação é completa, garantindo a nossa salvação para hoje, bem como nossa eventual chegada à Sua presença no nosso final amanhã:
Assim Jesus Cristo salva permanentemente os que "se chegam a Deus por Ele." Não existe caminho até a presença de Deus senão por Ele, nem qualquer relacionamento com Deus salvo através dEle, que é o único Salvador e Intercessor do pecador arrependido que nEle crê. O propósito do Seu ministério de intercessão é para garantir a eternidade da nossa salvação e como Sumo Sacerdote fornecer a misericórdia e graça prometida no capítulo 4:14-16. Este ministério é parte da profecia messiânica de Isaías sobre o servo sofredor (Isaías 53:12). O Evangelho de João fornece uma pequena amostra dessa intercessão (João 17:1-26). Não há perigo que qualquer crente se perca. Sua segurança eterna repousa sobre a intercessão perpétua do Senhor Jesus por eles. Ele também tem o poder de salva-los para todo o sempre, porque Seu atual ministério para eles à mão direita de Deus nunca será interrompido pela morte.
Jesus Cristo é e está:
Ao contrário dos sacerdotes levitas, em sua posição de Sumo Sacerdote ele não precisa oferecer sacrifícios diários porque o que já fez vale por toda a eternidade. Sendo inocente de qualquer pecado, não precisa fazer sacrifícios por Si mesmo, mas ofereceu a Si próprio, uma vez por todas, para os que nEle crêm. Sua graça é maravilhosa, incomparável.
A lei constitui como sumo sacerdotes homens imperfeitos, que se caracterizam por fraqueza e fracasso: são santificados apenas ritualmente. Mas o juramento de Deus, dado depois da lei (Salmo 110:4), constitui o Filho, aperfeiçoado para sempre. O sacerdócio humano foi substituído por um sacerdócio eterno e divino. Nenhum outro sistema de sacerdócio humano foi instituído nem é aceitável por Deus.
R David Jones
26 Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores, e feito mais sublime que os céus;
27 que não necessita, como os sumos sacerdotes, de oferecer cada dia sacrifícios, primeiramente por seus próprios pecados, e depois pelos do povo; porque isto fez ele, uma vez por todas, quando se ofereceu a si mesmo.
28 Porque a lei constitui sumos sacerdotes a homens que têm fraquezas, mas a palavra do juramento, que veio depois da lei, constitui ao Filho, para sempre aperfeiçoado.
Hebreus capítulo 7, versículos 26 a 28