Este é o prenúncio da canção de louvor que será entoado pela nação dos redimidos no início do reino milenar do seu Messias-libertador, após a derrota dos seus inimigos seguidores do Anticristo.
A canção será a contraparte terrena da doxologia celestial cantada como preliminar aos julgamentos que precederão e tomarão lugar na derrubada daqueles inimigos (Apocalipse 5:9,10,12,13, 15:3,4) e como uma contrapartida imediata para a doxologia em Apocalipse 19:6,7.
A ira justa do Senhor em Sua retribuição ao seu povo, culminando na Grande Tribulação, será seguida pela misericórdia mediante a qual Ele se torna em sua força, seu cântico e sua salvação (versículo 2 – compare com Êxodo 15:2). O título duplo de Senhor Deus ("Jah Jeová") é encontrado somente aqui e em 26:4 de Isaías.
A promessa segue que com alegria (alegria arrebatadora) devem "tirar águas das fontes da salvação" (versículo 3), todas encontradas em Cristo, a Quem uma vez rejeitaram, "as águas de Siloa" (capítulo 8:6), e Quem convida aos sedentos para vir a Ele e beber (João 7:37).
Eles vão fazer notórios os Seus feitos entre os povos (os gentios), glorificando-O ao proclamar “quão excelso é o Seu nome” (versículo 4). Toda a terra deve saber das coisas “grandiosas” que fez, e que "grande é o Santo de Israel no meio de ti" (versículo 6).
É a presença do Senhor aqui e agora que satisfaz os desejos de seu povo, produz sua adoração, fornece o poder do seu testemunho. Perceber a Sua presença é o fator dominante para trazer alegria. Onde isto é perdido de vista tudo é mera rotina, embora possa haver entusiasmo passageiro em coisas menos importantes.
1 Dirás, pois, naquele dia: Graças te dou, ó Senhor; porque, ainda que te iraste contra mim, a tua ira se retirou, e tu me confortaste.
2 Eis que Deus é a minha salvação; eu confiarei e não temerei porque o Senhor, sim o Senhor é a minha força e o meu cântico; e se tornou a minha salvação.
3 Portanto com alegria tirareis águas das fontes da salvação.
4 E direis naquele dia: Dai graças ao Senhor, invocai o seu nome, fazei notórios os seus feitos entre os povos, proclamai quão excelso é o seu nome.
5 Cantai ao Senhor; porque fez coisas grandiosas; saiba-se isso em toda a terra.
6 Exulta e canta de gozo, ó habitante de Sião; porque grande é o Santo de Israel no meio de ti.
Isaías capítulo 12