A invasão pela Assíria (8:1-10)
Os quatro primeiros versículos preveem a queda de Israel e Aram. Aram caiu para Assíria em 732 A.C., e Israel em 722 A.C.
O Senhor instruiu Isaías a escrever "Maer-Salal-Has-Baz" em uma taboa grande em letras claras.
Isaías tomou duas testemunhas, o sacerdote Urias e Zacarias, filho de Jeberequias, que mais tarde irão confirmar a mensagem. Isaías colocou sua mensagem num pergaminho grande em um lugar público. Deus estava avisando todo o seu povo.
A profetisa, ao conceber e imediatamente dar à luz um filho, seria a virgem dando o primeiro cumprimento à profecia anterior que conceberia e teria um filho (Isaías 7:14). Mas este não é o que seria chamado Emanuel, pois recebeu o nome escrito na taboa, significando "rápido para saquear e rápido para estragar”, e aponta para a destruição da Síria e de Israel pela Assíria. O Senhor interpretou o significado quando instruiu Isaías para dar este nome ao recém-nascido.
O Senhor continuou a falar com Isaías, agora com uma informação sobre Israel. Porque o povo do Reino do Norte rejeitou as águas de Siloé (“o que é enviado” - veja João 9:7) que fluem suavemente, e se alegrou com Eufrates, símbolo da Assíria (Rezim e o filho de Remalias), ele seria inundado pelo rio Eufrates (Assíria).
Siloé era uma pequena fonte que abastecia Jerusalém secretamente, e é usada aqui como símbolo da palavra da graça de Deus ou de confiança no Senhor. O rio Eufrates tipifica a Assíria que conquistará Israel e Síria. A Assíria também invadiria Judá, cobrindo a amplitude da terra do Emanuel, mas não com sucesso total — apenas “até o pescoço”. Os inimigos de Judá serão eventualmente vencidos apesar de seus planos e preparativos.
Porque o povo de Judá rejeitou a bondade de Deus, preferindo procurar a ajuda de outras nações, Deus iria assim puni-lo. Vemos dois atributos distintos de Deus — seu amor e sua ira. Não levar em consideração o Seu amor e orientação resulta em pecado e convida a Sua ira. Devemos reconhecer as consequências das nossas escolhas. Deus quer nos proteger das más escolhas, mas Ele ainda nos dá a liberdade para fazê-las.
A santificação e o temor do Senhor (8:11-22)
Isaías foi instruído pelo Senhor a não fazer como o povo, chamando de conspiração tudo o que o povo chamava de conspiração e temer aquilo que o povo temia, nem se assombrar.
O Senhor é que deve ser santificado e temido, e Ele é que deve ser o seu assombro. Ele será como um santuário para os que assim fazem. Mas para as duas casas de Israel Ele será rocha de escândalo, e uma pedra de tropeço (Romanos 9:33, 1 Pedro 2:8). Também um laço aos moradores de Jerusalém.
Isaías comandou que o testemunho fosse atado e a lei selada entre os seus discípulos (assim vieram a nós, pouco menos de três milênios depois), até o seu cumprimento. Acrescenta que vai esperar no Senhor, que se afastava do Seu povo.
Isaías (o Senhor salva), Sear-Jasube (um remanescente voltará) e Maer-Salal-Has-Baz (apressando-se como o inimigo para o espólio) são, só pelo significado dos seus nomes, sinais e maravilhas da misericórdia eventual de Deus para Israel e do juízo sobre seus inimigos.
O profeta adverte seu povo contra aqueles que defendem a consultoria de espíritos por médiuns e feiticeiros. Os homens devem recorrer ao Deus vivo, não aos mortos a pedido dos vivos. A devoção de hoje ao ocultismo não é novidade: antes de cada grande crise nos assuntos humanos, sempre houve uma explosão de espiritismo. Nos tempos de Isaías foi em Judá e Israel, pouco antes do cativeiro. Também por ocasião da encarnação e da morte expiatória de Cristo. Assim é hoje em dia. Deus já forneceu tudo que é necessário para nossa orientação e necessidades espirituais nas Escrituras da verdade (2 Timóteo 3:16-17).
Todos os mestres devem ser testados pela palavra de Deus. Se o seu ensino não concordar com as Escrituras, "nunca lhes raiará a alva." Todos os que estiverem mal informados assim vaguearão, duramente pressionados e famintos, amaldiçoando o seu deus e o seu governo pela sua situação. Eles procurarão achar alívio no céu e na terra, mas só vão encontrar escuridão e a melancolia da angústia.
1 Disse-me também o Senhor: Toma uma tábua grande e escreve nela em caracteres legíveis: Maer-Salal-Has-Baz;
2 tomei pois, comigo fiéis testemunhas, a Urias sacerdote, e a Zacarias, filho de Jeberequias.
3 E fui ter com a profetisa; e ela concebeu, e deu à luz um filho; e o Senhor me disse: Põe-lhe o nome de Maer-Salal-Has-Baz.
4 Pois antes que o menino saiba dizer meu pai ou minha mãe, se levarão as riquezas de Damasco, e os despojos de Samária, diante do rei da Assíria.
5 E continuou o Senhor a falar ainda comigo, dizendo:
6 Porquanto este povo rejeitou as águas de Siloa, que correm brandamente, e se alegrou com Rezim e com o filho de Remalias,
7 eis que o Senhor fará vir sobre eles as águas do Rio, fortes e impetuosas, isto é, o rei da Assíria, com toda a sua glória; e subirá sobre todos os seus leitos, e transbordará por todas as suas ribanceiras;
8 e passará a Judá, inundando-o, e irá passando por ele e chegará até o pescoço; e a extensão de suas asas encherá a largura da tua terra, ó Emanuel.
9 Exasperai-vos, ó povos, e sereis quebrantados; dai ouvidos, todos os que sois de terras longínquas; cingi-vos e sereis feitos em pedaços, cingi-vos e sereis feitos em pedaços;
10 Tomai juntamente conselho, e ele será frustrado; dizei uma palavra, e ela não subsistirá; porque Deus é conosco.
Fear God, Wait for the Lord
11 Pois assim o Senhor me falou, com sua forte mão deitada em mim, e me admoestou a que não andasse pelo caminho deste povo, dizendo:
12 Não chameis conspiração a tudo quanto este povo chama conspiração; e não temais aquilo que ele teme, nem por isso vos assombreis.
13 Ao Senhor dos exércitos, a ele santificai; e seja ele o vosso temor e seja ele o vosso assombro.
14 Então ele vos será por santuário; mas servirá de pedra de tropeço, e de rocha de escândalo, às duas casas de Israel; de armadilha e de laço aos moradores de Jerusalém.
15 E muitos dentre eles tropeçarão, e cairão, e serão quebrantados, e enlaçados, e presos.
16 Ata o testemunho, sela a lei entre os meus discípulos.
17 Esperarei no Senhor, que esconde o seu rosto da casa de Jacó, e a ele aguardarei.
18 Eis-me aqui, com os filhos que me deu o Senhor; são como sinais e portentos em Israel da parte do Senhor dos exércitos, que habita no monte Sião.
19 Quando vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os feiticeiros, que chilreiam e murmuram, respondei: Acaso não consultará um povo a seu Deus? acaso a favor dos vivos consultará os mortos?
20 A Lei e ao Testemunho! se eles não falarem segundo esta palavra, nunca lhes raiará a alva.
21 E passarão pela terra duramente oprimidos e famintos; e, tendo fome, se agastarão, e amaldiçoarão o seu rei e o seu Deus, olhando para o céu em cima;
22 e para a terra em baixo, e eis aí angústia e escuridão, tristeza da aflição; e para as trevas serão empurrados.
Isaías capítulo 8