Capítulo 7 - versículos 1 a 16
A terceira mensagem (ou série de mensagens) de Jeremias, compreendendo os capítulos 7 a 10, pode ser chamado de "o sermão do templo” e este título é inspirado pelas palavras introdutórias: "A palavra que da parte do Senhor veio a Jeremias, dizendo: Põe-te à porta da casa do Senhor, e proclama ali esta palavra” (versículos 1 e 2). A posição de Jeremias na porta do templo (provavelmente a que se achava entre os tribunais internos e externos) assegurava-lhe um grande público. É possível que a mensagem foi dada por ocasião de uma das três peregrinações anuais a Jerusalém (Deuteronômio 16:16).
Note-se que uma passagem semelhante ocorre no capítulo 26:1-7, e parece possível que ambos os capítulos se refiram à mesma ocasião. Mas os profetas frequentemente falavam nas portas e no átrio do templo, bem como citavam Siló (o tabernáculo) como exemplo do julgamento divino sobre os sacerdotes e profetas cujas palavras não eram acompanhadas pela correspondente santidade de vida e conduta. Nesta ocasião não se menciona qualquer oposição à mensagem, encaixando-se bem na época da reforma de Josias, enquanto que no capítulo 26 “os sacerdotes, e os profetas e todo o povo, pegaram nele dizendo: certamente morrerás” (versículo 8).
As referências ao templo, "esta casa, que se chama pelo meu Nome", (versículos 10, 11, 14, 30), à palavra do Senhor (versículo 1 e 2) e à adoração ao Senhor (versículo 1) , apontam para a lição geral deste capítulo, que contradiz a confiança do povo no templo como sendo a garantia da inviolabilidade de Jerusalém aos ataques de todos os seus inimigos. O ensino do capítulo pode ser dividido como segue:
A conduta correta - versículos 1 a 7
Conformando-se com o tema geral, o capítulo começa com a instrução para o profeta colocar-se na porta da casa do Senhor e proclamar ali o que se seguia ao povo de Judá que entrava por aqueles portões para louvar o Senhor. Notemos que os que desejam adorar o Senhor na casa do Senhor devem estar sujeitos à palavra do Senhor. É importante lembrar que há um padrão de conduta apropriado para a casa de Deus. Este é sempre o caso nas Escrituras. Por exemplo, quando Deus disse a Jacó “... faze em Betel um altar ao Deus que te apareceu...” Jacó ordenou à sua família e a todos que com ele estavam “Lançai fora os deuses estranhos que há no meio de vós, e purificai-vos e mudai as vossas vestes” (Gênesis 35:1,2). Tendo tratado de vários aspectos da prática da igreja local, Paulo escreveu: "escrevo-te para que saibas como se deve proceder na casa de Deus, a qual é a igreja do Deus vivo, coluna e esteio da verdade” (1 Timóteo 3:14,15). A “casa que é chamada pelo meu nome” no Velho Testamento tem sua contrapartida hoje na igreja local.
O Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel ordenou que emendassem os seus costumes e os seus feitos para que os fizesse habitar naquele lugar. Não deviam confiar nas palavras dos mentirosos, os falsos profetas, que apenas diziam que aquele prédio era o templo do Senhor (sem cuidar da purificação de quem entrava). A ocupação e o usufruto da terra não dependiam das cerimônias externas e palavras piedosas, mas da obediência à Sua palavra (versículos 5 a 7).
A condenação da hipocrisia – versículos 8 a 11
Tendo ordenado a Judá para "deveras emendar" seus "caminhos... e obras", o Senhor agora aborda a terrível iniquidade do povo: confiavam em "palavras falsas" e, tendo cometido furtos, assassínios, adultério, mentiras, idolatria, vinham à Sua casa, chamada pelo Seu nome, e alegavam que estavam livres para praticar todas aquelas abominações. Teria então a Sua casa, que se chama pelo Seu nome, se transformado em uma caverna de salteadores, em sua opinião?
Sua confiança em que o templo iria garantir a sua conservação do mal, lhes deu a ideia que poderiam violar a lei impunemente. Não admira então que seu comportamento tenha provocado a refutação divina. É quase inacreditável que no meio de suas muitas iniquidades o povo ainda imaginava que iria ser libertado da iminente destruição com suas práticas religiosas.
Lembremos que, no Apocalipse, o Senhor diz para as igrejas usadas como exemplo: “conheço as tuas obras”, e ao povo do Senhor faz bem lembrar constantemente que "todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele a quem havemos de prestar contas” (Hebreus 4:13).
O aviso – versículos 12 a 16
A expressão, "esta casa, que se chama pelo meu nome" (versículos 10 e 11) recorda o tabernáculo em que o Senhor se fizera presente entre seu povo, e ficara na cidade de Siló até a construção do templo por Salomâo. Ele manda que se contemple o que fez dele por causa da maldade do seu povo Israel.
Até o tempo de Samuel, Siló fora a localização do tabernáculo (Josué 18:1, 1 Samuel 1:3). Mas como resultado da pecaminosidade do seu povo, especialmente os sacerdotes, "o Senhor desamparou o tabernáculo em Siló, a tenda da Sua morada entre os homens" (Salmo 78:60), e Siló fora destruída pelos filisteus.
Agora, "esta casa" (o templo de Salomão) seria destruida da mesma forma que Siló porque, diz o Senhor: "fizestes todas estas obras, e quando vos falei insistemente, vós não ouvistes, e quando vos chamei, não respondestes”. E acrescentou “eu vos lançarei da minha presença, como lancei todos os vossos irmãos, toda a linhagem de Efraim”. A Jeremias Ele ordena: “não ores por este povo, nem levantes por ele clamor ou oração, nem me importunes, pois Eu não te ouvirei”.
O Senhor é justo, e não pode se acomodar com os rebeldes. A ideia que Jerusalém seria destruída com seu templo, e seu povo deportado, era uma perspectiva incompreensível para aqueles que confiavam em "palavras mentirosas". Mas sua história ilustre e relacionamento especial com o Senhor no passado não lhe davam licença para desobedecê-lo agora.
No Novo Testamento podemos encontrar uma situação paralela na história da igreja em Éfeso: Ela fora plantada por ninguém menos que o apóstolo Paulo (Atos 19:9-10); seus anciãos tiveram uma entrevista pessoal com Paulo em Mileto (Atos 20:17-38); Timóteo ministrava ali (1 Timóteo 1:3). Mas com tudo isso, o Senhor Jesus disse para a mesma Igreja: "Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, donde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; e se não, brevemente virei a ti, e removerei do seu lugar o teu candeeiro, se não te arrependeres”. (Apocalipse 2:4,5).
Nunca devemos esquecer que a bênção atual depende da espiritualidade presente. Uma igreja pode ter sido bem fundamentada e ter prosperado no passado, mas isso não garante um progresso contínuo ou preservação. Enquanto fatores como mudanças de domicílio, falecimentos, etc., podem resultar em números reduzidos e extinção de algumas congregações, muitos empreendimentos do povo de Deus têm fracassado por dar acolhimento a falsas doutrinas, e mesmo a dissensões internas.
1 A palavra que da parte do Senhor veio a Jeremias, dizendo:
2 Põe-te à porta da casa do Senhor, e proclama ali esta palavra, e dize: Ouvi a palavra do Senhor, todos de Judá, os que entrais por estas portas, para adorardes ao Senhor.
3 Assim diz o Senhor dos exércitos, o Deus de Israel: Emendai os vossos caminhos e as vossas obras, e vos farei habitar neste lugar.
4 Não vos fieis em palavras falsas, dizendo: Templo do Senhor, templo do Senhor, templo do Senhor são estes.
5 Mas, se deveras emendardes os vossos caminhos e as vossas obras; se deveras executardes a justiça entre um homem e o seu proximo;
6 se não oprimirdes o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, nem derramardes sangue inocente neste lugar, nem andardes após outros deuses para vosso próprio mal,
7 então eu vos farei habitar neste lugar, na terra que dei a vossos pais desde os tempos antigos e para sempre.
8 Eis que vós confiais em palavras falsas, que para nada são proveitosas.
9 Furtareis vós, e matareis, e cometereis adultério, e jurareis falsamente, e queimareis incenso a Baal, e andareis após outros deuses que não conhecestes,
10 e então vireis, e vos apresentareis diante de mim nesta casa, que se chama pelo meu nome, e direis: Somos livres para praticardes ainda todas essas abominações?
11 Tornou-se, pois, esta casa, que se chama pelo meu nome, uma caverna de salteadores aos vossos olhos? Eis que eu, eu mesmo, vi isso, diz o Senhor.
12 Mas ide agora ao meu lugar, que estava em Siló, onde, ao princípio, fiz habitar o meu nome, e vede o que lhe fiz, por causa da maldade do meu povo Israel.
13 Agora, pois, porquanto fizestes todas estas obras, diz o Senhor, e quando eu vos falei insistentemente, vós não ouvistes, e quando vos chamei, não respondestes,
14 farei também a esta casa, que se chama pelo meu nome, na qual confiais, e a este lugar, que vos dei a vós e a vossos pais, como fiz a Siló.
15 E eu vos lançarei da minha presença, como lancei todos os vossos irmãos, toda a linhagem de Efraim.
16 Tu, pois, não ores por este povo, nem levantes por ele clamor ou oração, nem me importunes; pois eu não te ouvirei.
Jeremias capítulo 7, versículos 1 a 16