Capítulo 6 - versículos 18 a 30
O Senhor agora manda as nações dos gentios ouvirem e a “congregação” (o remanescente de Israel) informar-se do que está acontecendo entre eles. Toda a terra deve ouvir o que se segue:
O Senhor trará o mal sobre os habitantes de Israel, sendo esse o fruto dos seus pensamentos pois não deram atenção ao Senhor e rejeitaram a Sua lei.
Toda a terra seria testemunha das consequências da rejeição das "palavras" do Senhor e da "lei" do Senhor. A voz de Deus através de Moisés ("minha lei") e a voz de Deus através dos profetas ("minhas palavras") havia sido rejeitada, com consequências temíveis. A ligação entre semeadura e colheita é claramente definida no Novo Testamento: "Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará” (Gálatas 6:7).
O Senhor rejeita as ofertas e sacrifícios do povo em Jerusalém, mesmo na forma do incenso mais precioso de Sabá e da cana aromática de terras remotas. Os seus holocaustos não são aceitáveis para expiar seus pecados, e os sacrifícios não O agradam.
Os incensos, holocaustos e sacrifícios foram introduzidos como figuras para encaminhá-los ao verdadeiro Mediador que viria alguns séculos mais tarde. Mas quando usados como que para comprar uma licença para continuar no pecado, eles provocam a ira de Deus.
A rejeição da palavra de Deus não pode ser compensada pela cerimônia religiosa. Salomão escreveu: " O sacrifício dos ímpios é abominação; quanto mais oferecendo-o com intenção maligna!" (Provérbios 21:27) e o apóstolo Paulo ensina, quanto à Santa Ceia: "Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma do pão e beba do cálice. Porque quem come e bebe, come e bebe para sua própria condenação, se não discernir o corpo do Senhor" (1 Coríntios 11:28-29).
Os "tropeços" (versículo 21) são melhor compreendidos como sendo os babilônios, que trarão destruição a Judá. A religião vazia não iria salvá-los. Judá é avisada outra vez (veja capítulos 1:14,15, 4:6) que o invasor que trará a sua destruição virá do norte, é uma grande nação, bem armada e cruel, sem misericórdia, saindo das partes remotas da terra então conhecidas, com o objetivo de destruir Judá totalmente (era a Babilônia). A nação responsável posteriormente pela destruição da própria Babilônia, a Pérsia, é descrita em termos semelhantes no capítulo 50:41-42.
Os versículos 24 a 26 informam a reação de Jeremias às revelações do Senhor sobre o que está para acontecer ao povo em Jerusalém: suas mãos, que as escreviam, se afrouxaram, e foi tomado por angústia e dores “como as de parturiente”. Clamou ao povo que tomasse a precaução de não sair da cidade, porque o inimigo com sua espada e o espanto estavam em volta.
Outros entendem que esses versículos descrevem o pânico e o desespero das pessoas na cidade quando ouvem o inimigo se aproximando. A figura é da dor de parto seguida pela morte de um único filho, trazendo o luto com pano de saco por cobertura, cinzas e lamentação amarga.
O Senhor volta a falar no resto do capítulo através de Jeremias. Ele declara enfaticamente que o julgamento que está por vir está plenamente justificado, e que Jeremias foi escolhido por Ele para ser “examinador de metais” (NVI) entre o Seu povo, para que prove e examine o seu caminho. Isto está de acordo com a promessa feita no início da sua pregação (capítulo 1:18-19).
Embora o trabalho do avaliador esteja completo, nada de valor surge do processo. "Todos eles são os mais rebeldes, e andam espalhando calúnias; são bronze e ferro; todos eles andam corruptamente" (versículo 28). Eles eram infiéis a Deus ("os mais rebeldes ") e infiéis ao homem ("andam espalhando calúnias"). Ele os chama de "desviados e traidores".
O examinador não se poupou na tentativa de obter um resultado desejável: "O fole se queimou” - a liderança (“chumbo”) é consumida pelo fogo; o fundador se esforça em vão: “os maus não são arrancados" (v. 29). Na antiguidade, chumbo era colocado com uma medalha de prata em um cadinho; quando aquecido, o chumbo se derretia primeiro e levava o óxido para fora do cadinho. Mas aqui, o minério era tão impuro que as impurezas não podiam ser removidas.
O resultado será outro quando o Senhor voltar para estabelecer seu Reino milenar: "assentar-se-á como fundidor e purificador de prata; e purificará os filhos de Levi, e os refinará como ouro e como prata, até que tragam ao Senhor ofertas em justiça” (Malaquias 3:3). Salomão disse: " O crisol é para a prata, e o forno para o ouro; mas o Senhor é que prova os corações" (Provérbios 17:3), e Pedro usa a figura de refinamento em conexão com o povo do Senhor hoje: "... que a prova da vossa fé, mais preciosa do que o ouro que perece, embora provado pelo fogo, redunde para louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo"(1 Pedro 1:7).
18 Portanto ouvi, vós, nações, e informa-te tu, ó congregação, do que se faz entre eles!
19 Ouve tu, ó terra! Eis que eu trarei o mal sobre este povo, o próprio fruto dos seus pensamentos; porque não estão atentos às minhas palavras; e quanto à minha lei, rejeitaram-na.
20 Para que, pois, me vem o incenso de Sabá, ou a melhor cana aromática de terras remotas? Vossos holocaustos não são aceitáveis, nem me agradam os vossos sacrifícios.
21 Portanto assim diz o Senhor: Eis que armarei tropeços a este povo, e tropeçarão neles pais e filhos juntamente; o vizinho e o seu amigo perecerão.
22 Assim diz o Senhor: Eis que um povo vem da terra do norte, e uma grande nação se levanta das extremidades da terra.
23 Arco e lança trarão; são cruéis, e não usam de misericórdia; a sua voz ruge como o mar, e em cavalos vêm montados, dispostos como homens para a batalha, contra ti, ó filha de Sião.
24 Ao ouvirmos a notícia disso, afrouxam-se as nossas mãos; apoderam-se de nós angústia e dores, como as de parturiente.
25 Não saiais ao campo, nem andeis pelo caminho; porque espada do inimigo e espanto há por todos os lados.
26 ó filha do meu povo, cingi-te de saco, e revolve-te na cinza; pranteia como por um filho único, em pranto de grande amargura; porque de repente virá o destruidor sobre nós.
27 Por acrisolador e examinador te pus entre o meu povo, para que proves e examines o seu caminho.
28 Todos eles são os mais rebeldes, e andam espalhando calúnias; são bronze e ferro; todos eles andam corruptamente.
29 Já o fole se queimou; o chumbo se consumiu com o fogo; debalde continuam a fundição, pois os maus não são arrancados.
30 Prata rejeitada lhes chamam, porque o Senhor os rejeitou.
Jeremias, capítulo 6 versículos 18 a 30