Capítulo 6 - versículos 10 a 17
Tendo recebido a mensagem, "assim diz o Senhor dos exércitos" (versículo 9), Jeremias indaga a quem falaria e testemunharia para que fosse ouvido pelo povo (pois já havia procurado, mas sem sucesso – capítulo 5:1,5). Um século antes, o Senhor já encontrara essa mesma situação (Isaías 50:2).
Jeremias se sente desanimado por causa da falta de atenção do povo ao seu brado de alerta, e usa a expressão “os seus ouvidos estão incircuncisos, e eles não podem ouvir” (versículo 10) . Essa metáfora da circuncisão é usada mais frequentemente para os lábios e coração, mas só aqui é aplicada aos ouvidos no Velho Testamento. É usada também por Estêvão no Novo Testamento (Atos 7:51) e em ambos os casos diz respeito à obstinada e resoluta recusa em ouvir o que Deus está dizendo. É a falta de circuncisão espiritual para retirar toda a obstrução carnal, levando às seguintes consequências:
Surdez: as palavras proféticas vindas do Senhor através de Jeremias não podiam ser ouvidas pelo povo de Israel porque seus ouvidos foram “endurecidos” pelo juízo divino (Isaías 6:10).
A palavra do Senhor se lhes tornou em opróbrio: envergonhavam-se dela. Ninguém gosta de ser repreendido, especialmente quando a repreensão é bem justificada. Requer-se humildade e anseio de justiça para aceitar a repreensão vinda de uma autoridade.
Falta de prazer em ouvir a palavra do Senhor: “a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração“ (Hebreus 4:12): quando traz a repreensão e punição, é detestada e não se quer ouvi-la.
Estêvão, um dos primeiros ministros da Igreja de Cristo, disse aos judeus que o queriam matar “Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; como o fizeram os vossos pais, assim também vós. A qual dos profetas não perseguiram vossos pais? Até mataram os que dantes anunciaram a vinda do Justo, do qual vós agora vos tornastes traidores e homicidas, vós, que recebestes a lei por ordenação dos anjos, e não a guardastes” (Atos 7:51 a 53).
Lembremos as palavras do Senhor Jesus, "Vede, pois, como ouvis...” (Lucas 8:18), e as repetidas “aquele que tem ouvidos, ouça o que o espírito diz às igrejas” (capítulos 2 e 3 do Apocalipse). O povo do Senhor deve se examinar a este respeito para verificar se "seu ouvido foi circuncidado" devidamente, se a palavra de Deus é aceita e obedecida, e se ela lhe traz alegria e prazer. A rejeição da palavra de Deus inevitavelmente fechará seus ouvidos à Sua voz. Jeremias prontamente fez o que era certo: "Acharam-se as tuas palavras, e eu as comi; e as tuas palavras eram para mim o gozo e alegria do meu coração; pois levo o teu nome, ó Senhor Deus dos exércitos” (capítulo 15:16).
Por causa dos ouvidos incircuncisos do povo de Israel, frente às suas advertências, Jeremias exclama que está cheio do furor do Senhor e cansado de o conter, e relaciona a extensão dos castigos que virão ao povo, desde os meninos pelas ruas, os jovens, os casais e os velhos.
A própria estrutura da sociedade será destruída: "As suas casas passarão a outros, como também os seus campos e as suas mulheres; porque estenderei a minha mão contra os habitantes da terra, diz o Senhor” (versículo 12).
Os judeus serão privados de todas as coisas materiais que têm acalentado. A propriedade será transferida violentamente para novos donos, e todas as antigas relações em sua vida serão alteradas quando Jerusalém cair diante do ataque inimigo, por causa da avareza geral e da traição desde o profeta até o sacerdote. E estes “procuram curar superficialmente a ferida do povo” afirmando que existe paz.
Esses sacerdotes e profetas não se envergonhavam de cometer a abominação de servir aos ídolos, em flagrante desobediência aos três primeiros mandamentos da lei de Deus. Eram “sem vergonhas”, nem sequer sabendo o que é envergonhar-se. Sua total insensibilidade ao pecado seria atingida pelo julgamento impiedoso: "Portanto cairão entre os que caem; quando eu os visitar serão derribados, diz o Senhor".
O Senhor os havia alertado para que verificassem o erro sério que cometiam, ao seguir o caminho errado, e se informassem sobre os procedimentos antigos, aprendessem o bom caminho e seguissem por ele. Várias gerações já haviam passado desde que os líderes religiosos primeiro começaram a se afastar do caminho do Senhor. Mas com absoluta teimosia declararam “Não andaremos nele” (versículo 16).
Este caminho corresponde ao que o Senhor Jesus se referia quando disse “a justiça, a misericórdia e a fé” (Mateus 23:23), por onde achariam descanso para as suas almas. Mas escolheram não andar por ele. Para nós, permanece o convite do Senhor Jesus: "Vinde a mim, todos os que estão cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei" (Mateus 11:28).
Como não sabiam tomar o caminho certo, o Senhor estabeleceu observadores sobre o povo, como os profetas, para soar o alarme, mas o povo se recusou a ouvi-los (versículo 17).
10 A quem falarei e testemunharei, para que ouçam? eis que os seus ouvidos estão incircuncisos, e eles não podem ouvir; eis que a palavra do Senhor se lhes tornou em opróbrio; nela não têm prazer.
11 Pelo que estou cheio de furor do Senhor; estou cansado de o conter; derrama-o sobre os meninos pelas ruas, e sobre a assembléia dos jovens também; porque até o marido com a mulher serão presos, e o velho com o que está cheio de dias.
12 As suas casas passarão a outros, como também os seus campos e as suas mulheres; porque estenderei a minha mão contra os habitantes da terra, diz o Senhor.
13 Porque desde o menor deles até o maior, cada um se dá à avareza; e desde o profeta até o sacerdote, cada um procede perfidamente.
14 Também se ocupam em curar superficialmente a ferida do meu povo, dizendo: Paz, paz; quando não há paz.
15 Porventura se envergonharam por terem cometido abominação? Não, de maneira alguma; nem tampouco sabem que coisa é envergonhar- se. Portanto cairão entre os que caem; quando eu os visitar serão derribados, diz o Senhor.
16 Assim diz o Senhor: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para as vossas almas. Mas eles disseram: Não andaremos nele.
17 Também pus atalaias sobre vós dizendo: Estai atentos à voz da buzina. Mas disseram: Não escutaremos.
Jeremias, capítulo 6, versículos 10 a 17