“Anjo” no Novo Testamento é uma palavra que vem do grego a´ggelos, e na Bíblia é aplicada a uma ordem de seres sobrenaturais ou celestes cuja função é de agir como mensageiros de Deus aos homens e como agentes para executar a Sua vontade. Essa palavra também é aplicada no hebraico e no grego a mensageiros humanos (p.ex. 1 Reis 19:2, Lucas 7:24), e no Velho Testamento existem ainda outras exceções, como ao profeta Ageu (Ageu 1:13), ao sacerdote (Malaquias 2:7) e ao mensageiro designado para preparar o caminho do Senhor (Malaquias 3:1). Os anjos estiveram em evidência ministrando a Israel no Velho Testamento. A lei foi dada através de anjos (Salmo 68:17, Atos 7:53; Gálatas 3:19). E no livro de Apocalipse encontramos que, depois que a igreja for removida, haverá um ministério de anjos no julgamento que se seguirá.
No Novo Testamento, quando a palavra a´ggelos se refere a um mensageiro divino ela é frequentemente acompanhada de uma clarificação, como “anjos do céu” (Mateus 24:36). Neste texto em estudo, a´ggelos evidentemente se refere a estes. Para mais informações, clique AQUI.
Jesus Cristo é superior aos anjos: "feito tanto mais excelente do que os anjos". Os anjos adoram o Senhor Jesus. Eles são suas criaturas. Cristo é melhor do que os anjos, e essa afirmação é feita em Hebreus dogmaticamente sem deixar dúvidas. No Velho Testamento temos evidências que o Senhor Jesus Cristo é referido como "o anjo do Senhor". Mas no Novo Testamento Ele se faz homem, e tendo assumido a forma humana, ele não é mais chamado “o anjo do Senhor”, pois na forma de homem Ele era inferior aos anjos (capítulo 2:7 e 9). Ele é o homem, Jesus Cristo. Hoje, Ele é o Filho do Homem. Essa é a ênfase deste livro em hebraico.
A partir do versículo 5 temos uma série de sete citações do Velho Testamento, das quais seis são do livro dos Salmos. Os Salmos têm mais a dizer sobre o Messias, do que sobre qualquer outra pessoa. Eram cantados no templo, mas eram sobre Ele e para o Seu louvor. Vejamos:
“Tu és meu Filho, hoje te gerei” (Salmo 2:7) – Paulo mencionou este Salmo em Antioquia da Pisídia (Atos 13:33), e esclareceu que não se referia ao nascimento do Senhor Jesus, mas à Sua ressurreição. Jesus Cristo é o único que podia morrer pelos pecados do mundo. Nenhum anjo poderia fazer tal coisa. Somente o Senhor Jesus tinha o poder de se tornar homem e pagar a pena, que era a morte. Ele teve que derramar Seu sangue humano, pois sem derramamento de sangue não há remissão dos pecados. Depois dessa redenção Ele ressuscitou porque tinha poder para isto, sendo o Filho de Deus.
“Eu lhe serei Pai, e Ele me será Filho” (2 Samuel 7:14) - Esta é uma profecia feita por Samuel ao rei Davi concernente a Jesus Cristo, seu descendente.
“E todos os anjos de Deus O adorem” (Salmo 97:7 na versão dos Septuaginta) – A palavra hebraica elohim geralmente significa Deus, mas pode ser usada também para anjos como nessa antiga versão do grego, adotada pelo autor de Hebreus. Cristo é maior do que os anjos pois vai ser adorado por eles. É idolatria adorar qualquer pessoa a não ser o verdadeiro Deus. Aqui Deus ordena que o Senhor Jesus Cristo seja adorado pelos anjos. Primogênito pode significar primeiro quanto à sequência (Lucas 2:7) mas também no sentido de importância (Salmo 89:27). Tem este segundo significado aqui, em Romanos 8:29 e Colossenses 1:15 e 18.
“Quem de seus anjos faz ventos, e de seus ministros labaredas de fogo” (Salmo 104:4) A palavra traduzida como anjos também pode ser traduzida como “mensageiros” ou “ministros”, e ventos como “espíritos” e assim estão nesse salmo (ver também Apocalipse 1:1, 2:1, etc.). Contrastando com Seu Filho primogênito, Criador e Senhor, os anjos são feitos ventos e Seus ministros labaredas de fogo, ou seja, os anjos obedecem à sua vontade rápida e calorosamente.
“O teu trono, ó Deus, subsiste pelos séculos dos séculos, e cetro de equidade é o cetro do teu reino. Amaste a justiça e odiaste a iniquidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria, mais do que a teus companheiros” (Salmo 45:6 e 7). Está se referindo ao Filho, “o mais formoso dos filhos dos homens” (45:1), o Senhor Jesus Cristo, que ao vir ao mundo cumpriu toda a justiça perfeita de Deus, e agora está colocado numa posição de poder supremo universal por ter amado a justiça e odiado a iniquidade. O óleo aqui pode tipificar o Espírito Santo; Cristo era dotado do Espírito acima de todos os outros (João 3:34). Seus companheiros incluem todos aqueles com quem ele se associou, mas a expressão não significa que eles eram seus iguais. Possivelmente inclui os anjos, mas mais provavelmente refere-se a seus irmãos judeus.
“Tu, Senhor, no princípio fundaste a terra, e os céus são obras de tuas mãos; eles perecerão, mas tu permaneces; e todos eles, como roupa, envelhecerão, e qual um manto os enrolarás, e como roupa se mudarão; mas tu és o mesmo, e os teus anos não acabarão." O Senhor Jesus é um ser infinito, existente desde a eternidade passada até a eternidade futura, ao contrário da Sua criação que acabará ou se transformará.
“Assenta-te à minha direita até que eu ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés” (Salmo 110:1) isto foi dito “pelo Senhor ao meu Senhor” ou seja, por Deus Pai ao Deus Filho. Deus nunca disse tal coisa a qualquer anjo.
Concluindo, o autor pergunta “Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor dos que hão de herdar a salvação?”
Em toda a Bíblia notamos que a missão dos anjos é para servir, não para governar. Eles são seres espirituais que Deus criou para ministrar para aqueles que hão de herdar a salvação. Isso pode ser entendido de duas maneiras:
Ministrar, inclusive como mensageiros de Deus, para aqueles que ainda não são convertidos.
Servir os que são salvos do poder e pena do pecado mas que ainda não foram salvos da presença do pecado, ou seja, aqueles crentes que ainda estão na terra.
Provavelmente abrange ambas as categorias, segundo sua função. Mas ficou bem claro que nosso Salvador Jesus Cristo é incomparavelmente superior aos anjos, por mais poderosos que sejam. Que dizer do diabo e dos seus anjos rebeldes? Não foram mencionados especificamente nesta passagem, mas também são anjos, criados como os outros pelo Senhor Jesus Cristo (Colossenses 1:16) e com as mesmas limitações. Veja mais AQUI.
4 feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles.
5 Pois a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, hoje te gerei?
E outra vez: Eu lhe serei Pai, e ele me será Filho?
6 E outra vez, ao introduzir no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem.
7 Ora, quanto aos anjos, diz: Quem de seus anjos faz ventos, e de seus ministros labaredas de fogo.
8 Mas do Filho diz: O teu trono, ó Deus, subsiste pelos séculos dos séculos, e cetro de eqüidade é o cetro do teu reino.
9 Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria, mais do que a teus companheiros;
10 e: Tu, Senhor, no princípio fundaste a terra, e os céus são obras de tuas mãos;
11 eles perecerão, mas tu permaneces; e todos eles, como roupa, envelhecerão,
12 e qual um manto os enrolarás, e como roupa se mudarão; mas tu és o mesmo, e os teus anos não acabarão.
13 Mas a qual dos anjos disse jamais: Assenta-te à minha direita até que eu ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés?
14 Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor dos que hão de herdar a salvação?
Hebreus capítulo 1, versículos 4 a 14